Você já teve aquela sensação desconfortável de zumbido constante? Parece que há um inseto que não para de voar dentro da nossa cabeça. Muitos motivos podem fazer a pessoa ouvir os zumbidose, para cada caso, há um tratamento diferente. Veja algumas dessas causas e soluções caseiras que podem acabar com esse incômodo.
Saiba como eliminar o zumbido
Alimentação
Embora pareça desconexo, alguns alimentos podem influenciar no aparecimento do zumbido. Por isso, caso você tenha tendência a esse problema, fique atento de forma especial ao consumo de vinho tinto, grãos, queijos, chocolates e água quinino, sódio e gordura.
Alergias
Outra razão para o aparecimento do zumbido são as alergias, tumores, problemas no coração e vasos sanguíneos, mandíbulas e pescoço. O chato barulho pode ser um sinal de um quadro de infecção no ouvido, uma vez que ela reduz sua capacidade de ouvir os ruídos externos, você terá tendência a ouvir outros sons, como aquele apitar constante.
Tímpano
Também é possível que o ruído surja devido a um buraco ou ruptura no tímpano. Para isso, há uma solução caseira que consiste em misturar uma colher de chá de sal e uma colher de chá de glicerina em um litro de água morna.
Use uma garrafa de spray nasal para pulverizar cada narina com a solução até que comece a escorrer para o fundo da garganta. Pulverize a garganta com a mistura, repetindo o processo três vezes ao dia.
Rigidez
Além disso, a rigidez do osso do ouvido médio também é classificada como uma das causas do aparecimento de zumbido. Para evitar essa condição, a dica caseira é simples: basta incluir na dieta de vegetais muita alga marinha e alho.
Mandíbula
Uma deficiência na articulação da mandíbula pode resultar em estalo ou ruídos ao mover o maxilar, originando, consequentemente, no barulho constante que parece surgir dentro do ouvido. Para amenizar os efeitos dessa deficiência, a dica é comer abacaxi fresco com frequência, reduzindo a inflamação.
Circulação e labirintite
A má circulação sanguínea pode provocar perda de audição. Um dos sintomas desse processo pode ser o zumbido. Esse também pode ser um alerta para um estágio inicial de labirintite. A Ginkgo Biloba ajuda a reduzir tonturas e melhorar a perda auditiva relacionada à redução do fluxo sanguíneo para os ouvidos. Por consequência, o zumbido tende a ir embora.
Poluição sonora
Estudos médicos revelam que uma das causas mais comuns do aparecimento de zumbidos no ouvido está relacionado à exposição exagerada ao barulho, que pode ter como consequência a perda da audição.Essa poluição sonora pode infecionar o ouvido de forma irreversível.
Por isso, caso você viva em um ambiente exageradamente barulhento, procure tomar medidas que amenizem essa exposição. Além disso, aposte em algumas ervas como casca de faia-da-terra, raiz de bardana, folha e flor de espinheiro e goma de mirra, que podem purificar o sangue e agir contra a infecção.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!