Remédios Caseiros

Chá de oliveira: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

A Oliveira é uma árvore nativa do Mar Mediterrâneo. Há milhares de anos, o homem já havia extraído azeite de seus frutos, as azeitonas. O óleo era usado como unguento, combustível ou na alimentação. Por este motivo, esta árvore, que está presente inclusive em diversas passagens bíblicas, hoje também popularizou-se através do chá de oliveira.

Ao longo do tempo, a planta tornou-se respeitada e venerada por diversos povos, associada, inclusive, à força, à vida e à representação da divindade. Estas plantas vivem muito tempo e há quem creia que algumas das oliveiras presentes na Palestina atualmente têm mais de 2500 anos de idade.

chá de oliveira

Grande aliada no alívio do estresse, a bebida age em diversos pontos do organismo. Foto: iStock, Getty Images

Chá de oliveira é rico em antioxidantes

 

Atualmente, as empresas farmacêuticas e do ramo alimentício têm se beneficiado com o uso das folhas de oliveira na produção de medicamentos, vitaminas e azeites, já que os benefícios são numerosos.

Em infusão, os benefícios podem ser preventivos ou de tratamento. O chá de oliveira possui alta concentração de minerais e antioxidantes que previnem a ação dos radicais livres. A bebida possui ainda grandes quantidades de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco, e é considerado três vezes mais poderoso do que o chá verde.

Sua ação antioxidante é indicada em afecções cardiovasculares, hipertensões moderadas, na prevenção de arteriosclerose e para pacientes que buscam plantas com efeito diurético. O chá de oliveira também é conhecido por estimular e a acelerar o metabolismo.

Entre os benefícios do seu uso, podemos citar a eficiência para desintoxicação do corpo – pois a folha contribui para a eliminação de toxinas e prevenção do problema de pressão arterial elevada.

É também usada para reduzir a concentração de glicose no sangue (é antidiabético), é antisséptico e antibiótico, combate a febre, baixando a temperatura do corpo, e por fim é um diurético bastante eficaz.

Contra cansaço e fadiga: chá de oliveira

 

O chá de oliveira age diretamente no alívio do cansaço, da fadiga e do estresse, além de combater a prisão de ventre, auxiliar no fortalecimento de cabelos e unhas.

Também estimula o metabolismo de eliminação de gordura (chamado de efeito termogênico) e, aplicado sobre a pele, previne o envelhecimento precoce. Usado em dietas de emagrecimento, auxilia na redução do peso.

O chá de oliveira deve ser preparado em um recipiente que não seja de alumínio. Adicione um litro de água em um recipiente e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente três colheres (sopa) de folhas.

Mantenha a bebida em infusão, tapada, por 15 minutos. Beba de 3 a 4 xícaras por dia.  Não é recomendado adoçar o chá de oliveira, entretanto, é recomendável adicionar folhas de hortelã ou cascas de abacaxi para incrementar o sabor. A validade de cada chá é de apenas um dia depois de pronto.

As folhas de oliveira podem ser encontradas em casas de produtos naturais. Embora seja uma árvore nativa da região do mar Mediterrâneo, em vários outros países já está sendo difundido seu plantio.


No Sul do Brasil já existem fazendas com grandes áreas de cultivo de oliveira e, inclusive, comercialização de mudas. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças menores de 12 anos não devem consumir o chá de oliveira

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!