Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar furúnculo

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

O furúnculo é o estágio avançado da folicolite,e acontece quando bactérias entram em um poro e atacam os tecidos do folículo piloso. O problema provoca um nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com área amarelada que indica a presença de pus.

Normalmente, o furúnculo acomete a região do pescoço, seios, nádegas e face. Seja onde for, há métodos caseiros, fáceis, rápidos e naturais que podem acelerar a cura da infecção. Confira algumas dessas soluções.

furúnculo

Compressas e cataplasmas podem acelerar a cura de um furúnculo. Foto: iStock, Getty Images

Cataplasma e compressas para eliminar o furúnculo

Comece preparando um cataplasma, que nada mais é que uma pasta medicinal, à base de inhame, com propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação do seu furúnculo, diminuindo a dor. Separe uma porção de inhame, descascando e ralando a quantia necessária para cobrir sua ferida. Coloque dentro de uma compressa e deixe sobre a área afetada por uma hora, depois lave com água morna.

O mesmo processo pode ser feito com um cataplasma de cebola, que elimina as bactérias e minimiza a inflamação, devido à ação da quercetina e enxofre, encontradas em abundância no legume. As diferenças são o tempo e o número de aplicações, sendo recomendado uma hora de aplicação e repetição de quatro vezes ao dia para o de inhame e duas horas de aplicação e duas vezes de repetição para o de cebola.

Aplicar somente uma rodela de cebola crua sobre o furúnculo também tem seus resultados. Prenda a rodela com um pano ou fita adesiva sobre o local, deixando durante uma noite inteira. Pela manhã, a ferida saíra junto com o legume. Um pequeno buraco tomará o lugar da ferida, mas ele cicatrizará rapidamente. A mesma técnica pode ser feita com uma fatia de batata crua.

Compressas de legumes também podem ser feitas. Em uma gaze esterilizada, insira barro puro, cebola ralada, repolho e sal, colocando sobre a região afetada o máximo de vezes ao dia possível. Se preferir, ferva de duas a três folhas de repolho durante 15 minutos. Ainda quente, aplique diretamente na infecção, deixando ali até que a folha esfrie, e repita quantas vezes julgar necessário.

Chás, sucos e alimentação ajudam a tratar o furúnculo

Rico em vitamina C, antioxidante e antisséptico, o chá de limão pode desmanchar o furúnculo. Leve ao fogo e deixe ferver dez gramas de folha de limoeiro e um limão em um litro de água. Depois que estiver fervendo por cinco minutos, desligue e deixe esfriar. Em seguida coe e beba quatro xícaras da mistura por dia.

Beber uma xícara (chá) de suco de abóbora todas as manhãs, em jejum, junto com uma colher de suco de limão espremido na hora, ajuda a acelerar o processo de cura. Beber de dois a mais copos de suco de laranja por dia, comer sementes de abóbora e kiwis possuem o mesmo efeito. Evite a ingestão de álcool, doces, bolos e chocolate.

De fato, uma alimentação natural, suspendendo ou diminuindo frituras, queijos e carnes, ajudam o organismo a reagir melhor ao furúnculo. Caso a infecção resista a esses tratamentos caseiros,  o mais indicado é buscar ajuda médica. Procure o médico o mais rápido possível se a ferida surgir no rosto, estiver muito dolorida, causar febre, for recorrente ou não houver cicatrizado após duas semanas.