Remédios Caseiros

Guaçatonga: conheça os benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

De nome um tanto quanto incomum, a guaçatonga é uma planta utilizada há séculos como um remédio caseiro e natural para tratar determinadas condições de saúde e enfermidades. Cientificamente chamada de casearia sylvestris, é também conhecida como café-do-diabo, café-do-brejo, brugu-branco e café-bravo.

guaçatonga

Planta trata desde picadas de cobra a problemas como herpes e aftas. Foto: iStock, Getty Images

Classicamente utilizada para tratar picadas de cobras e alguns problemas que dela poderiam se originar, bem como para melhorar a pele, nos dias atuais a guaçatonga é empregada em outros campos.

É um ingrediente facilmente encontrado em remédios e cremes naturais, principalmente para o tratamento das aftas e da herpes labial, mas suas propriedades terapêuticas não param por aí. E são muitas.

Alguns estudos indicam que a planta pode funcionar como um excelente estimulador do sistema imunológico e, não bastasse isso, também servir como um poderoso antisséptico.

Ainda, há relatos de que ela é capaz de tratar hemorragias com bastante eficiência, auxiliando na redução da dor por causa de seu efeito anestesiante, e prevenindo o desenvolvimento de infecções porque é antimicrobiana, e incrementando a recuperação por ser cicatrizante.

 

 

Propriedades da guaçatonga

 

Por fim, a planta tem propriedades depurativas, cardiotônicas, diuréticas, sudoríferas e tônicas em geral. Quer conhecer quais as principais condições que podem ser tratadas com o uso da guaçatonga? Confira abaixo.

1. Feridas

A guaçatonga tem propriedades anti-hemorrágicas, e por isso é capaz de auxiliar no combate a hemorragias. Se o corte e o ferimento são dolorosos, essa planta também pode ajudar, já que é um anestesiante natural.

Seu uso pode ser essencial antes mesmo que a ferida feche, porque, sendo um antisséptico, limpa o local e previne o desenvolvimento de infecções por ser antimicrobiana. Finalmente, é cicatrizante e por isso acelera e incrementa o processo de recuperação.

2. Excesso de ácido úrico

O problema de eliminação do ácido úrico e o consequente excesso dessa substância no organismo são circunstâncias capazes de acarretar, por via indireta, complicações no organismo. É aí que a planta age, sendo eficaz no auxílio da eliminação do excesso de ácido úrico.

3. Aftas

Esta planta é um remédio bastante eficaz contra as aftas, e não é por outra razão que ela é comumente encontrada como um dos ingredientes de remédios fitoterápicos desenvolvidos para essa finalidade.

Como usar a guaçatonga

 

Existem diversas formas de usar a planta: você pode fazer compressas, tomá-la como um xarope, ou então preparar um chá a partir dessa planta.

As compressas de guaçatonga são mais indicadas para os casos relacionados com problemas de pele. É preciso preparar uma mistura, que leva 30 gramas da planta, 10 gramas de folhas de confrei e, ainda, um litro de água. Basta ferver por 10 minutos e aplicar, morna ou fria, no local afetado.

O xarope é muito simples de ser feito, bastando fazer a trituração das folhas em álcool. Ele é indicado para o combate às aftas, e deve ser aplicado diretamente no local atingido por elas.

Finalmente, para o preparo do chá, basta adicionar 10 gramas da planta em 200ml de água, deixar ferver e, então, em infusão. De preferência, tome 2 xícaras por dia.

Contraindicações

 

Como na maior parte dos remédios naturais, há contraindicações no uso desta planta. Gestantes devem evitá-la, pois pode causar aborto. Se você tiver dúvidas quanto ao uso, consulte um médico especialista e obtenha todas as informações.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!