É cientificamente comprovado: amar e ser correspondido faz bem à saúde. A sensação de ter um companheiro que completa você e a faz se sentir feliz é uma das melhores coisas para a alma, não é? Entretanto, não é só ela que se beneficia com essa situação. A Universidade Médica de Viena comprovou cientificamente que a saúde do corpo humano melhora quando a pessoa tem um amor correspondido.
Quando amamos, tudo parece mais leve, mais fácil e mais bonito. Nossa autoestima aumenta, temos prazer em nos arrumarmos e cuidarmos da beleza, não damos importância para problemas pequenos, temos mais segurança para encarar desafios, mais vontade de viver e buscamos melhorar nossa qualidade de vida.
Benefícios do amor correspondido para a saúde
Porém, além de tudo isso, estudiosos descobriram reações físico-químicas do amor correspondido no corpo humano. Aliviar estresse e ansiedade, controlar a pressão arterial e melhorar a memória são alguns desses efeitos.
Um simples abraço, por exemplo, aumenta os níveis de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor. Da mesma forma, beijar quem amamos e nos ama de volta estimula a produção de oxitocina e reduz o cortisol, causado pelo estresse.
Já durante a prática sexual, muitos benefícios para a saúde estão envolvidos: produzimos grande quantidade de anticorpos no sangue, o que aumenta nossa imunidade e cura leves depressões; é liberada endorfina na corrente sanguínea, o que gera sensação de euforia e bem-estar; e o beijo propicia uma melhora da saúde bucal. Quem diria que, além do prazer que nos proporciona, transar poderia fazer tão bem à saúde?
Portanto, se você desfruta de um amor correspondido, veja algumas dicas para aproveitar o relacionamento em favor de sua saúde.
Aproveitando as vantagens do amor correspondido
Abrace muito
O abraço aumenta os níveis de oxitocina no organismo. Então, além da troca de carinho envolvida, o que faz muito bem para a alma, o abraço vai proporcionar benefícios para sua saúde física.
Mantenha-se presente
Fique perto de quem você ama. Mesmo sem fazer e dizer nada, manter-se próximo do amado faz a pessoa se manter relaxada, aliviando a pressão arterial. Lembra daquela sensação de que não existem problemas quando vocês estão juntos? Pois é, amor correspondido é milagroso.
Muitos beijos
Da mesma forma que o abraço e outras formas de carinho, beijar também estimula a produção de oxitocina e reduz o cortisol. Além disso, aumenta a produção de saliva, auxiliando na limpeza da boca e dentes e atuando contra a placa bacteriana. Obviamente que isso só é possível quando se tratam de bocas cuja higiene esteja em dia.
Bastante sexo
Durante o ato sexual, liberamos endorfina, o que neutraliza o hormônio produzido pelo estresse, o cortisol; produz grande quantidade de anticorpos no sangue, o que aumenta a imunidade; e causa sensação de euforia e bem-estar, o que é um ótimo remédio contra depressões leves. Além de tudo isso, o prazer e o relaxamento causados quando fazemos sexo com amor correspondido são únicos e revigorantes.