Remédios Caseiros

Douradinha do campo: conheça tudo sobre essa planta

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

A douradinha do campo é uma planta tipicamente brasileira, mas que foi descoberta por um cientista francês, o botânico Saint Hilaire, que realizou pesquisas com plantas brasileiras entre os anos de 1816 e 1822.

 

douradinha do campo

Folhas e cascas desta planta são usadas na formulação de remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Nos dias atuais, ela também é encontrada na África, na Ásia e na Austrália, além de países sul-americanos como Uruguai, Paraguai e Argentina.

De nome científico waltherea douradinha, mas também conhecida como malva-branca ou malva-veludo, essa planta é normalmente encontrada em locais mais pedregosos e que ficam em margens de rios – no Brasil, o local mais propício para o seu crescimento são as margens do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul.

Douradinha do campo trata feridas

 

Nas regiões onde é encontrada, as folhas e as cascas dos ramos da douradinha do campo é são bastante usadas na formulação de um remédios caseiros, sobretudo para o tratamento de feridas, bem como para atacar doenças venéreas e aquelas que aparecem no peito.

Realmente, estudiosos afirmam que essa planta possui importantes princípios ativos, tais como alcaloides, taninos e saponinas, que a tornam uma erva repleta de propriedades medicinais. Merecem destaque as capacidades diuréticas, emagrecedoras, cardiotônica, hipotensora, anti-inflamatória, dentre outras.

Quando usar douradinha do campo?

 

Quer saber quais são os principais problemas que podem ser tratados com a douradinha do campo? Confira abaixo.

1. Problemas Renais

 

Se você sofre com problemas relacionados ao sistema renal, saiba que a douradinha do campo é uma excelente alternativa para tratar este tipo de complicação. Isso ocorre em razão das propriedades diuréticas da planta, e por isso ela é indicada para tratar problemas como excesso de ácido úrico, afecções dos rins e da bexiga, dificuldades urinárias, dentre outras.

2. Feridas

 

As feridas, bem como a maior parte dos problemas relacionados à pele, como eczemas, coceiras, furúnculos, eczemas e úlceras externas, têm na douradinha do campo uma boa alternativa de tratamento. Isso acontece porque essa planta possui propriedades anti-inflamatórias.

3. Sistema Circulatório

 

Em razão de suas propriedades cardiotônicas, a douradinha do campo também é bastante indicada para problemas relacionados ao sistema circulatório, tais como a hipertensão.

4. Emagrecimento

 

 

Se você está enfrentando problemas relacionados ao excesso de peso, essa planta pode te dar uma ajuda na luta contra a balança. Realmente, ela possui propriedades emagrecedoras que facilitam a perda de peso, reduzindo assim o tempo que você levará para chegar àquele desejado.

Como preparar a douradinha do campo?

 

A melhor alternativa para a ingestão da planta e a obtenção de todos os benefícios que ela proporciona é através de seu chá. Para fazê-lo, é muito simples.

Basta preparar uma infusão de 20g das folhas e da casca da planta, colocando-as em um litro de água. É possível fazer o uso interno e externo dessa mistura, devendo tomar de 4 a 5 xícaras de chá por dia.

Contraindicações

 

Até o momento, os estudos não constaram qualquer contraindicação relacionada à douradinha do campo. De toda forma, é importante não exagerar nas doses, assim como ocorre com outras substâncias naturais. Caso você esteja tomando algum medicamento, consulte seu médico para saber sobre os riscos de interação da planta com o remédio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima