A fucus vesiculosus é uma forma de alga marinha que tem sido utilizada medicinalmente há séculos. Também conhecida como bodelha e fava-do-mar, é encontrada nas costas do Mar do Norte, a oeste do Mar Báltico, e nos oceanos Atlântico e Pacífico.
Um alimento comum no Japão, a fucus vesiculosus é utilizada como um aditivo aromatizante em vários produtos alimentares na Europa. Tradicionalmente é um dos componentes em comprimidos e pós, utilizados como suplementos nutricionais. Às vezes, é chamada de alga marinha, mas esse termo tecnicamente refere-se a uma alga diferente.
Fucus vesiculosus estimula emagrecimento
Esta alga possui propriedades nutritivas e calmantes, estimula a glândula tireoide, emagrece, é antirreumática, emoliente, estimulante suave metabólica, tônica, anti-inflamatória. Isso porque ela é rica em iodo, cálcio, magnésio, potássio, sódio, enxofre, silício, ferro e algumas vitaminas do complexo B.
Ela contém quantidades moderadas de fósforo, selênio, manganês e zinco, e pequenas quantidades de vitaminas A, C e E, bem como a vitamina K, caroteno e traços de bromo. Porém, a fucus vesiculosus deve ser consumida com muita moderação, já que o excesso de iodo pode resultar em hipertireoidismo.
Benefícios da fucus vesiculosus
Abaixo, confira as principais situações em que a fucus vesiculosus e, comece agora, a usufruir das maravilhas que ela pode fazer por suas saúde.
1. Saúde da pele
O pó de fucus vesiculosus é extremamente rico em minerais que ajudam a nutrir e a limpar a pele de toxinas que causam, dentre outros problemas, ressecamento, rugas e excesso de retenção de líquidos.
Este pó é encontrado na maioria das lojas de alimentos naturais ou de saúde, e pode ser adicionado à água do banho, aos sabonetes, ou então ser usado como esfoliante facial para a desintoxicação da pele.
2. Saúde da tireoide
O fucus vesiculosus contém iodo, que oferece uma variedade de benefícios para a saúde da glândula tireoide se consumido em doses adequadas. Como possui uma propriedade estimulante da glândula, esta planta também pode regular sua função, assim como o metabolismo.
E por atuar no metabolismo, a fucus vesiculosus é também usada por aquelas pessoas que querem diminuir a celulite e emagrecer.
3. Dor nas articulações
A fucus vesiculosus também pode ser usada para ajudar a reduzir a inflamação e a dor nas articulações causadas por artrite reumatoide. É possível usar a planta em cápsulas ou comprimidos, que podem ser adquiridos na maioria das lojas de produtos naturais.
A alga também pode ser comprada em sua forma bruta, para fazer um chá. Os componentes responsáveis pela sua ação nas articulações são o caroteno, o manitol e o bromo, que são nutrientes vitais para a saúde óssea e articular.
4. Saúde digestiva
Esta planta contém uma fibra conhecida como algina, que auxilia a digestão. Os indivíduos podem usar a planta para ajudar a aliviar a constipação ou a diarreia. Alguns chegam a tomar o suplemento à base de plantas para o tratamento de azia.
5. Diminuir o colesterol ruim
Elementos encontrados na fucus vesiculosus também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol, beneficiando a saúde do coração. Eles mantêm os níveis adequados de lipoproteínas de alta densidade para um nível ideal, assim como promovendo uma sensação de bem-estar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!