A corrida de maratona é um esporte que tem conquistado, a cada dia, novos adeptos. Além de agradar pessoas de todas as idades, a prática é uma excelente atividade física para a saúde e para um melhor condicionamento.
Treino de maratona
Antes de iniciar, é necessário se dedicar e treinar. Algumas pessoas chegam a passar o dia inteiro treinando para uma maratona. No entanto, a maioria procura encaixar os treinos em meio às atividades diárias. Independente disso, com um plano de treino e determinação, é possível alcançar o objetivo.
Dicas para participar de uma maratona
Para ajudá-lo a participar dessa modalidade de esporte, listamos 12 dicas para adotar antes de começar a correr uma maratona.
1. Metas
Leve em conta o seu passado de atletismo. Se você nunca correu antes, comece devagar. Estabeleça metas possíveis de serem cumpridas em seus treinos, sem causar prejuízo ao seu corpo. Peça ao seu médico uma avaliação física e explique suas intenções antes de começar a treinar.
2. Alimentação
Procure ter uma dieta rica e saudável, pois ela complementará o treinamento de corrida. Assim, procure alimentos ricos em nutrientes, de forma equilibrada às suas necessidades.
3. Tempo
Defina prioridades e o tempo que tem disponível para treinar.
4. Acessórios
Adquira equipamentos apropriados para corrida, como acessório para os pés. Procure comprar os tênis em uma loja especializada em calçados esportivos. Além disso, a roupa precisa ser adequada ao clima em que você está treinando. Caso necessário, utilize óculos de sol e boné.
5. Postura
Antes de começar a treinar, avalie sua postura e adote um estilo de corrida adequado a você. Procure ficar relaxado e mantenha o tronco ereto e a coluna reta. Durante a corrida, mantenha os braços soltos e paralelos ao corpo, concentrando-se sempre na respiração.
6. Local
Inicialmente, trace rotas fáceis, evitando inclinações que dificultem a corrida ou causem desconforto. Opte por corridas curtas para seu corpo se acostumar com a sensação. Escolha uma área segura e agradável, para que a experiência seja interessante e lhe instigue a continuar.
7. Limite
No começo, é possível que existam momentos em que você vai querer intercalar corrida e caminhada. Respeite o ritmo de seu corpo, pois é a forma dele dizer que precisa de tempo para se ajustar.
8. Persistência
Antes de desistir, espere 10 minutos. Isso porque, muitas vezes, são esses primeiros 10 minutos que lhe dão a energia e disposição para continuar. Os primeiros minutos costumam ser os mais difíceis.
9. Companhia
Fazer parte de um grupo ou de um clube de corrida pode ajudar no seu treinamento. Além de ser uma boa maneira de obter informações e conselhos, você poderá ter a oportunidade de testar o seu progresso, sem falar no incentivo recebido.
10. Desempenho
Participe de uma corrida de curta distância para avaliar o seu desempenho e preparo para distâncias mais longas. Quando se sentir preparado, tente uma meia maratona e foque no desenvolvimento da sua resistência com corridas de fortalecimento.
11. Habilidade
Ao se sentir confortável com as corridas e perceber que já adquiriu a resistência necessária para longas distâncias, comece a considerar um percurso maior. Quando estiver pronto pra tentar a maratona, planeje em torno de 18 semanas para treinar em nível adequado. Trace um plano de treinamento e aumente a distância gradualmente.
12. Preparação
Treinar para uma corrida de longa distância não atinge apenas o físico, envolve também o treinamento mental. Conheça o percurso com antecedência, alimente-se de forma adequada nos dias que antecedem a prova e esteja preparado mentalmente para a maratona.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!