Com algumas dicas de feng shui, é possível criar um ambiente harmonioso até mesmo no banheiro – local que possui má reputação porque é capaz de sugar nossa vitalidade. Atualmente, há muitas formas de tornar essa parte da casa tão harmoniosa quanto as outras e ajudar para que ela possa trabalhar positivamente para seu bem-estar.
Por que o banheiro é um problema?
Antigamente, os banheiros eram localizados fora dos limites da casa, algo impensável para os dias de hoje.
Além disso, de acordo com essa filosofia chinesa, para que haja harmonia no ambiente, a água deve fluir naturalmente em ciclo – o que não acontece com o banheiro, onde há apenas o escoamento, promovendo um efeito negativo da água. Por isso, algumas dicas de feng shui são importantes para amenizar essa situação.
Para superar esse problema, uma das primeiras dicas de feng shui é ter atenção à localização do banheiro, já que ele é capaz de ser mais prejudicial em certas áreas do que em outras. “Se for construir uma casa, é possível optar por deixar os banheiros na área da Criatividade, que é menos prejudicada”, revela a consultora em feng shui Márcia Dhonella.
A especialista acredita que essa peça pode se tornar um problema para a harmonia da casa quando fica perto de áreas relativas à família, relacionamentos, saúde e trabalho. Independentemente da área, as energias precisam ser trabalhadas fortemente. “As curas básicas são imprescindíveis”, alerta Márcia.
Como harmonizar o banheiro com dicas de feng shui
Para que o ambiente fique mais benéfico, é preciso também estar atenta à composição dos móveis e à decoração do banheiro. Além disso, merecem cuidados limpeza, organização e manutenção do ambiente – vazamentos ou infiltrações, por exemplo.
A especialista Márcia Dhonella ainda indica outras dicas de feng shui para cuidar do banheiro. Veja algumas delas.
1. Iluminação
Precisa ter uma atenção especial. “Um banheiro mais harmônico precisa ser bem iluminado”, conta Dhonella. A sugestão é usar lâmpadas dicroicas, que refletem mais luz e dispersam energia.
2. Cristais
Outra forma de dispersar energia é usar cristais multifacetados. “Um cristal em cada canto e um no centro do banheiro, localizados a nove centímetros de distância das paredes e nove centímetros do teto”, ensina Márcia. O sino do vento também é uma opção, especialmente os de madrepérola.
3. Cores
Outra característica comum do feng shui é o uso de cores para a harmonia do lar. No banheiro é preciso colocar cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, mesmo que predominem cores mais frias, como branco ou azul. “As cores mais vibrantes podem ser usadas em objetos decorativos ou mesmo na tapeçaria e toalhas”, comenta Dhonella.
4. Decoração
Use objetos de decoração que chamem atenção ao entrar no banheiro para tirar o foco da privada. Para bloquear as energias de pontos cruciais do banheiro, ela indica uma placa KEITI no teto, uma placa Pirâmide de Tao onde desce o encanamento para a privada e um disco de chumbo com luxor atrás do vaso, onde passa o encanamento de saída de esgoto.
5. Espelhos
Eles ajudam, basta utilizar em toda a porta do banheiro, tanto dentro quanto fora, para que não seja notado no ambiente. “Além disso, o espelho também impede que a energia do banheiro se espalhe pela casa, mantendo cada energia em seu lugar”, explica.
6. Plantas
As plantas também podem ser grandes aliadas na harmonia do banheiro. Utilize plantas purificadoras do ar, que absorvem as energias ruins, como a Zamioculca, uma folhagem ornamental que tem baixa exigência em luminosidade e água, precisando de poucos cuidados, ideal para interiores.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!