Quer escapar do movimento das praias neste verão? Uma visita à serra de Minas Gerais pode garantir paz e tranquilidade em suas férias. Monte Verde é o destino ideal para quem busca paisagens deslumbrantes e aventura num vilarejo com estilo europeu.
Localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo, a cidade combina as características de uma comunidade pequena com o frio e o silêncio das regiões montanhosas. Não é à toa que sua economia é proveniente basicamente do turismo, já que recebe visitantes durante todo o ano.
Os alpes mineiros de Monte Verde
Uma das maiores atrações de Monte Verde são as montanhas que compõem a Mantiqueira, a mais de dois mil metros de altitude. Lembrando a paisagem alpina, é como se parte da Suíça estivesse dentro do Brasil.
O verde e as construções em pedra e madeira completam o cenário que, durante o inverno, parece ainda mais surreal com a névoa. Para quem escolher o destino, atrações não vão faltar. Confira oito passeios imperdíveis:
- Mirante
O mirante está situado em um ponto baixo das montanhas. É uma grande pedra plana, de onde é possível ver toda a localidade. É de fácil acesso e proporciona uma vista deslumbrante.
- Platô
Pertinho da pedra Chapéu do Bispo, o Platô é uma parada para quem está subindo ao Pico do Selado, a maior montanha da região. Trata-se de uma laje de pedra, ideal para contemplar o cenário e tirar fotos.
- Chapéu do Bispo
O local se eleva a 2030 metros de altitude. É uma das maiores atrações do vilarejo, que só pode ser visitada no seu topo máximo através de escalada ou rapel. Pronto para começar a aventura?
- Pedra Redonda
Um passeio indispensável é o da Pedra Redonda, que proporciona uma das vistas mais completas de Monte Verde. Apesar de estar a uma altitude menor em relação a outras montanhas, ela oferece um panorama mais amplo. Para chegar ao cume, fique preparado: a subida é curta, mas íngreme.
- Pedra Partida
A 2050 metros de altitude está a Pedra Partida. Apesar de a subida ser longa, é tranquila por não ser íngreme e nem oferecer tantos obstáculos. De lá é possível ver a região de Campos do Jordão.
- Pico do Selado
Esse é o ponto mais alto da região. Para chegar, é necessário se afastar um pouco do vilarejo e subir cerca de duas horas, partindo do Platô. A visão que se tem lá de cima, a 2082 metros de altitude, é de todo Vale do Paraíba.
Monte Verde oferece atrações culturais
Não é só de aventuras, trilhas e subidas que um passeio por Monte Verde é feito. Para quem prefere ficar no vilarejo, as atrações também costumam agradar. O Orquidário MV, por exemplo, conta com mais de 1500 espécies de orquídeas para exibição, cerca de 150 delas carnívoras.
Além disso, s coleção do local também permite encontrar uma grande variedade de plantas exóticas, cactos e bromélias. A estufa é aberta para visitação e algumas plantas são comercializadas.
Já a a Unger’s Pottery House Art Gallery, aberta ao público, exibe peças de jardim e interior, todas voltadas à temática contemporânea. É possível encontrar fontes, tocheiros, comedouros de pássaros, banheiras, objetos de decoração e obras de arte.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!