Amor e Sexo > Relacionamento

Problemas de relacionamento: quando ele quer dar um tempo

Por Redação Fortíssima 24/02/2016

Ouvir seu namorado dizer que precisa dar um tempo no relacionamento pode ser confuso. É provável que você se questione sobre a relação e que muitas vezes tenha dúvidas sobre como lidar com esse intervalo.

Há vários pontos que devem ser considerado na hora de decidir se você está disposta a concordar com esse pedido ou se já passou da hora de seguir em frente e dedicar um pouco mais de tempo a você.

Dar um tempo

É preciso avaliar o que você pensa sobre essa pausa. Foto: iStock, Getty Images

Por que ele precisa dar um tempo?

Tudo parece ir bem no relacionamento, mas de repente ele decide que é hora de dar um tempo. Essa situação pode ser realmente estranha, ainda mais se tudo parecia estar certo. Existem várias explicações para essa atitude. Uma delas é a tentativa de fugir do real problema.

Segundo pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, homens sempre tentam evitar o conflito, enquanto mulheres querem chegar à raiz do problema. Por isso, é preciso estar atenta aos sinais, já que muitos podem ser os motivos para essa pausa na relação. Veja alguns deles:

  • Falta de espaço

Indivíduos que se sentem sufocados muitas vezes recorrem à criação de espaço físico para mudar a situação.  Fazer uma pausa dá a chance de conversar com amigos e familiares que não vê tanto quanto ele gostaria

  • Momento de reflexão

Se essa pausa é sobre a necessidade de tempo para pensar, não adicione estresse constantemente pedindo para explicar seus pensamentos. Saiba que ele precisa de um tempo para processar sentimentos e emoções

  • Novidade

Casais muitas vezes caem em rotinas, o que torna o relacionamento mais difícil. Talvez ele precise dessa pausa para colocar a cabeça no lugar ou usar esse período para ter novas sensações sobre o relacionamento

  • Rompimento

Ele pode considerar a pausa como uma oportunidade para terminar o relacionamento sem causar uma luta. Talvez ele não tenha encontrado as palavras certas ou o momento certo, e achou que dar um tempo seria mais fácil.

O que você pode fazer sobre isso?

Especialmente em relacionamentos de longa data, uma pausa nessa vida a dois pode ser algo bom. É importante não chegar a conclusões precipitadas. Você precisa ter algum ponto de vista sobre o que ele está passando e sobre qual a verdadeira questão. Em outras palavras, vale uma discussão honesta sobre o assunto.

Chamá-lo para conversar abre dois cenários. É possível que ele simplesmente contorne a questão e não queira discutir sinceramente sobre o problema. Essa ausência de comunicação pode mostrar o quão deficiente a relação de vocês é quando chega a hora de trocar uma ideia.

Há também a possibilidade de que ele abra seu coração. Nesse caso, irá dizer todas as razões pelas quais decidiu ficar esse tempo separado e você terá algo para conseguir avaliar melhor qual é a sua posição.

Depois dessa conversa, você precisa pensar se está disposta a esperar e também por quanto tempo. Lembre-se de que essa fase muitas vezes é difícil e definir algumas questões entre ambos pode ser um grande passo. Aproveite ainda esse período para que você mesma possa avaliar o relacionamento e cuidar de si mesma.

E você, costuma dormir com a boca aberta? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!