Bem-Estar > Zen

Passar algum tempo sozinho pode ser bom para você

Por Redação Fortíssima 03/07/2016

Ficar um tempo sozinho é necessário para recarregar as energias. Após uma longa semana de trabalho, muitas funções desempenhadas e diversos momentos estressantes, é preciso negar uma saída para beber ou dançar. Você deve reconhecer quando está esgotada e precisa de um período de relaxamento para o corpo e mente.

Quando todos as responsabilidades parecem cair sobre os seus ombros e você não tem tempo para respirar, está na hora reservar algumas horas para curtir consigo mesma. Escolher algum dia da semana para desligar o celular, não entrar nas redes sociais e aproveitar as séries preferidas  é a pedida ideal.

Benefícios de passar tempo sozinho

Saber ficar sozinho é importante. Gostar de sua própria companhia demonstra que você está de bem com a vida, não tem problemas com a autoestima e não precisa de outra pessoa para estar feliz de verdade. É nesse período solitário que você pode organizar os seus pensamentos, desejos e aliviar tudo o que está comprometendo o seu bem-estar.

Não estamos dizendo que você deve se transformar em uma pessoa que gosta de se manter isolada. A grande diferença está no equilíbrio entre momentos em grupo e períodos solitários. Afinal, nem sempre é possível ser uma boa companhia. Se problemas pessoais e do trabalho incomodam, não dá para esquecer ou fazer de conta que está tudo bem.

Quem investe em ficar um tempo sozinho é capaz de analisar as suas atitudes, organizar as suas funções, verificar o que é dispensável na rotina e até investir em uma dia completamente voltado para o relaxamento total da mente. Fazer um spa day é sempre boa saída para desacelerar o pensamento e garantir tranquilidade.

A seguir, confira os três principais benefícios de ficar algum tempo sozinho.

  • O período solitário é responsável pelo equilíbrio dos sentimentos que estão desorganizados em sua mente, controla as emoções que podem prejudicar as suas escolhas e assegura tempo para refletir sobre todos os detalhes de sua vida
  • O desligamento das redes sociais é um dos pontos fortes do tempo sozinho. Você esquece os likes, tem tempo para se conectar com o que é verdadeiro e não precisa ficar de olho nos e-mails de trabalho
  • Você irá se transformar em uma pessoa mais independente. Vai notar que não precisa de paixão para se sentir bem e que os amigos devem ser sinônimo de felicidade. É o momento para fazer um balanço da importância de todas as pessoas de sua vida.
Tempo sozinho

Ler um livro é boa pedida para aproveitar o tempo sozinho sem redes sociais. Foto: iStock, Getty Images

Medo de passar tempo sozinho é normal?

Não, o medo de ficar sozinho é transtorno chamado de monofobia. Quem enfrenta esse problema costuma sentir muita insegurança, ansiedade ou tristeza ao praticar qualquer atividade que parece ser normal na vida de indivíduos mentalmente saudáveis. O pânico pode ser causada pela falta de segurança e também por traumas antigos.

A monofobia pode ser amenizada com consultas semanais com psiquiatra ou psicólogo. O profissional irá usar técnicas específicas para o relaxamento do corpo e mente. Medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos também podem ser indicados para o controle dos sintomas. Fique de olho nos seus traços e não tenha vergonha de procurar ajuda.

E você, costuma passar algum tempo sozinho? Conte para a gente!