Remédios Caseiros

Saiba como abrir apetite com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

Ter pouca vontade de comer, mesmo no horário de uma refeição, não é um problema que exige grandes preocupações se for ocasional. Mas se isso começa a acontecer com alguma frequência, é recomendável que a pessoa procure alguma forma de abrir o apetite, caso contrário poderá ter alguma perda nutricional importante.

abrir-apetite

Alguns alimentos, quando combinados, podem acabar com a falta de apetite. Foto: iStock, Getty Images

O que origina a perda de apetite?

A falta de apetite temporária geralmente está associada a causas psicológicas, como ansiedade, estresse e depressão. Mas muitos problemas médicos também podem levar à diminuição do apetite, incluindo infecções virais ou bacterianas, hipotireoidismo, doença hepática crônica, hepatite, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, entre outros. Se esse problema for persistente ou resultar em uma perda de peso rápida e significativa, é necessário procurar um médico imediatamente, que encaminhará o tratamento adequado.

Quando a falta de apetite atinge uma criança, é outra situação que demanda uma atenção especial. Isso porque, nessa idade, elas precisam de uma alimentação repleta de nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Portanto, se o jovem não quer comer, achar uma estratégia para abrir o apetite dele é muito importante. Vale desde acrescentar alimentos coloridos e saborosos até lançar mão de receitas que contribuem para aumentar a vontade de comer.

Conheça 3 maneiras de abrir o apetite com alimentos naturais

Groselha indiana

A groselha indiana, também conhecida como amla, pode ajudar abrir o apetite quando a causa são problemas gastrointestinais. Ela funciona como um tônico, melhorando o funcionamento do aparelho digestivo e desintoxicando o fígado.

Quando combinado com mel, também reduz as náuseas e os vômitos. Além disso, por ser rica em vitamina C, estimulando o sistema imunológico e facilitando a absorção de minerais. Isso é importante para corrigir as deficiências nutricionais resultantes da falta de alimentação adequada.

Misture duas colheres de chá de suco de groselha indiana, suco de limão e mel em um copo de água. Beba diariamente na parte da manhã, em jejum. Se preferir usar o pó de groselha indiana, coloque uma colher de sopa em um copo de água e deixe descansar durante a noite. Na parte da manhã, adicione duas colheres de chá de suco de limão e beba regularmente, com o estômago vazio.

Gengibre

O gengibre é excelente para aliviar a indigestão e abrir o apetite. Além disso, ele também pode aliviar dores de estômago. Pegue meia colher de chá de gengibre fresco ralado e adicione uma pitada de sal. Consuma meia hora antes das refeições, todos os dias, durante oito a 10 dias. Outra alternativa é fazer um chá de gengibre e misturar com um pouco de leite e açúcar ao seu gosto, bebendo algumas vezes ao dia.

Gengibre pode ser usado para abrir apetite

Gengibre é um dos alimentos que abrem o apetite. Foto: iStock, Getty Images

Sementes de carambola

As sementes de carambola são ótimas para o sistema digestivo. Elas ajudam a abrir o apetite e tratar problemas como indigestão e flatulência, por melhorar a secreção de ácidos digestivos e enzimas. Você pode simplesmente mastigar meia colher de chá de sementes de carambola, meia hora antes das refeições, ou então colocar três colheres de sopa de sementes de carambola em um pouco de suco de limão. Mantenha a mistura em local seco e escuro até seque completamente e, em seguida, adicione um copo de água quente e beba duas vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!