Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para assadura na coxa

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

O verão é uma ótima temporada para vestir das saias e vestidos, mas, nos dias muito quentes, usar estas peças de roupa pode causar assadura na coxa. Devido ao calor, ao suor e ao atrito entre as pernas, uma pequena irritação pode surgir na pele. Isso causa vermelhidão e dor no local.

assadura-na-coxa

É possível tratar a assadura na coxa com uma série de remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Como evitar a assadura na coxa

O atrito na pele é mais comum em pessoas com sobrepeso, principalmente as que praticam exercícios ou atividades com movimentos repetitivos. Seja como for, a melhor forma de tratar uma assadura na coxa é a prevenção, utilizando roupas confortáveis e com tecidos de fibras naturais, evitando a transpiração em excesso.

Beber bastante água para manter a pele hidratada também é uma ótima opção, assim como usar sabonetes antibacterianos e produtos oleosos na pele quando sentir algum atrito. Mas se você já está com uma assadura na coxa, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar.

Na verdade, o tratamento para esta condição é bastante simples, e, por isso, os métodos caseiros são a melhor opção para tratar assadura na coxa. Veja quais são os melhores.

Água morna com farinha de aveia

Se você não conseguir prevenir e surgir uma assadura na coxa, tente tomar banho com água morna e farinha de aveia. Depois, fique pelo menos de 15 a 20 minutos com esta solução na pele para obter alívio da irritação da pele.

Vaselina

A vaselina ou qualquer outro lubrificante rico em vitamina E, pode ser aplicado sobre a pele. É um remédio barato, que você encontra facilmente em mercados ou farmácias e pode ser usado para o alívio do atrito imediatamente. Outros produtos que podem ser utilizados para lubrificar a zona afetada são óleo de bebê, óleo de amêndoas e óleo de lavanda. Todos estes lubrificantes ajudam a relaxar a pele e curar atrito rapidamente.

Erva-cidreira

A erva-cidreira também é benéfica para assadura na coxa. É só lavar esta área com um pouco desta erva. Coloque algumas folhas da erva na água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Quando a solução estiver fria, aplique-a com um pano limpo.

Você também pode fazer um chá de ervas, adicionando folhas de erva-doce em água quente. Em seguida, beba este chá uma vez por dia durante alguns dias.

Óleo de calêndula

O óleo de calêndula possui várias propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, procure pomadas e cremes que contenham este óleo, assim você pode encontrar alívio dos sintomas relacionados a assadura.

Gelo

Para tratar a pele irritada, aplique compressas de gelo imediatamente para ajudar a reduzir a vermelhidão e irritação. Mantenha cubos de gelo em contato com a área irritada por pelo menos 20 minutos. Uma compressa feita com hamamélis também oferece uma sensação de resfriamento e age como um anti-inflamatório.

Aloe vera

As propriedades naturais da aloe vera podem acalmar a pele irritada. Faça uma mistura de duas gotas de óleo essencial de lavanda com gel de aloe vera. Delicadamente, aplique na área afetada como um creme.

Você também pode fazer um spray refrescante, misturando ¼ de xícara de suco de aloe vera, chá verde e oito gotas de óleo essencial de lavanda. Agite a mistura em um frasco de spray limpo e aplique a mistura sobre a pele. Mantenha o spray refrigerado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!