Pouco conhecido, mas muito eficaz, o chá de chapéu de couro é um dos diversos remédios naturais que encontramos no nosso país e têm potencial para curar uma série de doenças. O chapéu de couro é uma planta medicinal que tradicionalmente vive em brejos ou pântanos, ecossistemas que reúnem as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Saiba mais sobre o chá de chapéu de couro
A erva é muito consumida principalmente no estado de Minas Gerais, tanto que seu chá já ganhou até o apelido de chá mineiro. Ele também pode ser chamado de chá-de-campanha, aguapé, alismacéa, erva-de-bugre, congonha-do-brejo, erva-do-brejo e erva-do-pântano.
Um dos grandes fatores que tornam o chá de chapéu de couro uma ótima alternativa de remédio caseiro é que a planta não contém nenhum tipo de toxidade e, por isso, pode ser usada tranquilamente, sem contraindicações.
Além disso, a planta possui componentes importantes para uma boa saúde, como flavonoides, taninos, glicosídeos, sais minerais, entre muitos outros. Com isso, o seu chá é uma alternativa recheada de benefícios medicinais.
Chá de chapéu de couro é um santo remédio
Muitas pessoas não acreditam que os remédios naturais podem ser tão bons quanto os medicamentos comerciais, mas o grande benefício de algumas plantas, incluindo o chapéu de couro, é que elas são capazes de tratar vários tipos de doença.
O chá de chapéu de couro possui propriedades anti-inflamatórias, imunossupressoras, vasodilatadoras e diuréticas, que contribuem para o tratamento de várias condições de saúde.
Para pessoas com problemas digestivos, por exemplo, um chá de chapéu de couro ameniza os sintomas de desconforto e, além disso, combate a gastrite e o excesso de ácido úrico no organismo. Se você sofre com prisão de ventre também pode usar esta planta, já que ela é um suave laxante, o que contribui para a limpeza do organismo.
Devido ao seu efeito anti-inflamatório, o chapéu de couro também é usado para problemas respiratórios. Em casos de gripes e resfriados, e principalmente quando há muita tosse, consumir o chá dessa erva duas vezes ao dia é uma forma natural e eficiente de tratar o problema.
Por ser um ótimo diurético, o chapéu de couro também auxilia em casos de problemas renais, atua na desintoxicação do organismo e contribui para a perda de peso. Se você está querendo perder algumas medidas, alie uma boa alimentação com exercícios físicos, e inclua o chá duas vezes ao dia na sua dieta.
Mesmo que ainda faltem pesquisas para comprovar a eficácia do chá de chapéu de couro em muitos casos, acredita-se que a planta possa ser usada no tratamento do colesterol alto, problemas de pele e gota. Outras condições, como a artrite, a arteriosclerose e a faringite também podem ser tratadas com a planta.
Suas propriedades depurativas ainda contribuem para a limpeza do sangue, e suas raízes podem ser usadas para tratar hérnias. Para isso, basta fazer a infusão da erva. Mas lembre-se que as folhas de chapéu de couro devem ser secas e moídas para que você consiga aproveitar todos os seus benefícios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!