De origem europeia, também conhecida como margarida dourada e bem-me-quer-mal-me-quer, a calêndula é uma planta pequena, que atinge até 1 m de altura, e é muito cultivada em jardins, devido a suas flores vermelhas e alaranjadas. Além de sua beleza, ela possui propriedades medicinais como ação anti-inflamatória, antifúngica, cicatrizante e analgésica. Aprenda a preparar remédios caseiros desse produto natural para aproveitar seus benefícios.
Remédios caseiros com calêndula
1.Acne
Provocada pelo contato do óleo produzido pela pele com as células mortas ali presentes, que obstruem os poros e provocam lesões inchadas, avermelhadas e com pus, a acne pode ser combatida com um creme caseiro à base de calêndula.
Bactericida, adstringente e anti-inflamatória, ela acaba com o problema ao mesmo tempo em que tonifica e limpa a derme. Separe 30 g de pétalas secas da planta, 80 ml de água, 70 g de glicerina e cera emulsificante.
Comece derretendo 150 g da cera emulsificante em banho maria. Depois, adicione nessa mistura a glicerina, a água e a calêndula. Vá mexendo e deixe ferver por cerca de três horas. Coe a pasta e continue mexendo até que ela esfrie.
Feito isso, coloque o creme em um frasco com tampa e guarde na geladeira. Aplique esse creme na área afetada pela acne duas vezes ao dia, permitindo que a pele o absorva. Essa mesma solução pode ser usada para tratar cravos, verrugas, brotoejas, furúnculos e demais feridas da derme.
2.Gastrite
A inflamação do revestimento do estômago, denominada gastrite, causa queimação, azia, náuseas e dores abdominais. A calêndula age acalmando o processo inflamatório e as dores. Basta preparar um chá da flor utilizando duas colheres (sopa) de flores e uma xícara de água.
Ferva a água, misture com as flores e deixe o conteúdo tapado, descansando por cinco minutos. Depois é só coar e consumir duas vezes ao dia. Beba meia xícara do chá pela manhã e deixe a outra metade para a noite.
3.Queimaduras
A ação cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória da calêndula a torna muito indicada para o tratamento de queimaduras de pele, sejam devido ao sol ou não. Prepare uma pomada com 70 g de flores da planta fresca ou 35 g de flores secas, e 200 g de vaselina.
Leve a vaselina ao fogo baixo e vá mexendo até aquecer. Em seguida, adicione as flores. Continue mexendo até a fervura. Desligue e coe com o auxílio de um pano fino. Espere esfriar e sua pomada estará pronta para aplicação até que a mancha desapareça.
4.Candidíase vaginal
A candidíase é uma inflamação originada da proliferação de um fungo chamado Candida albicans. Na vagina, esse fungo causa irritação, corrimento e muita coceira. A calêndula age direto na eliminação do fungo. Misture um copo de água, 10 gotas de própolis sem álcool, uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e 10 gotas de tintura da planta.
Com o auxílio de uma seringa sem agulha, injete esse líquido na vagina. Com o restante da mistura, lave a parte externa da vagina. Faça isso por três dias consecutivos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!