Remédios Caseiros

Chá de quixaba: conheça seus benefícios

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

O chá de quixaba é um remédio natural muito comum no Brasil. Ele é feito a partir de uma planta medicinal presente nas regiões tropicais e pantaneiras do país. A sua casca possui propriedades que podem beneficiar muito a saúde, mas o fruto da quixaba também pode ser consumido.

O chá de quixaba, que também pode ser conhecida como maçaranduba da praia, caronilha, quixaba preta e sapotiaba, é feito a partir da casca grossa e áspera da planta e possui propriedades tônicas, adstringentes e antidiabéticas. Por isso, se você encontrar uma planta de quixaba por aí, não hesite um pedaço da casca com você!

cha de quixaba

Propriedades medicinais da quixaba estão concentradas em sua casca. Foto: iStock , Getty Images

Por que tomar chá de quixaba

 

Os chás são usados como remédios caseiros há séculos, por isso, muitas pessoas acreditam no poder de cura das plantas. No caso do chá de quixaba, é possível ter efeitos positivos no tratamento caseiro para dores da coluna, cisto no ovário, corrimentos e feridas na pele.

Mas o seu uso mais comum e eficiente se dá devido ao seu efeito de controle do diabetes. Isso porque o chá possui ação hipoglicemiante, além de ser um ótimo tônico, anti-inflamatório e cicatrizante. A bebida foi avaliada em alguns estudos, que revelaram que seus efeitos anti-inflamatórios e hipoglicemiante são realmente válidos.

Além disso, devido a presença de um extrato em sua composição, este chá pode alterar a tolerância à glicose, aumentando a absorção da glicose nos músculos esqueléticos e atua com uma ação inibidora da glicogenólise no fígado. A composição química da planta inclui triterpenos, ácido triterpênico e esteroides.

Outro benefício comum do chá é seu efeito adstringente no organismo, o que pode ajudar a paralisar a cinética da musculatura e, assim, provocar a diminuição de secreções, o que é muito positivo em casos de feridas na pele. A bebida também é indicada para tratar dores nas nas costas.

Como fazer o chá de quixaba

 

O chá pode ser feito facilmente usando duas colheres de sopa da casca da planta e um litro de água. Para preparar, basta usar um recipiente e misturar os ingredientes. Levar ao fogo até levantar fervura e aguardar mais 5 minutos, até que todas as propriedades da casca consigam ser liberadas na água.

Depois disso, basta desligar o fogo, e deixar esfriar a uma temperatura agradável para o consumo. Então, basta coar e consumir o chá três vezes ao dia.

Você pode obter o chá de quixaba também através da maceração da casca. Para isso, basta lavar bem as cascas e deixar macerar durante a noite em um copo de água. É possível beber este tônico todas as manhãs, de preferência em jejum para obter os seus vários benefícios.

Contraindicações

 

O chá de quixaba não deve ser consumido por pessoas com hipoglicemia, já que este remédio caseiro pode agravar o problema. O seu uso também é contraindicado para grávidas e lactantes. Consulte seu médico antes de usar qualquer tipo de tratamento natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!