Tradicional e estiloso, o tamanco é peça-chave para emprestar glamour a qualquer look feminino. Mas ainda que muitas pessoas se refiram dessa forma aos sapatos sem a parte traseira, sua origem é bem mais específica. O tamanco tradicional tem madeira na sua construção, seja somente na sola ou todo ele, como no caso dos itens de origem holandesa.
Seja qual for o caso, os tamancos têm em comum a característica de deixar à mostra os calcanhares e os tornozelos de quem os usa. É por isso que quem opta por usar esse estilo de sapato precisa cuidar dos calcanhares, para que não fique aparente uma pele rachada e ressecada.
Conheça 3 tipos de tamanco
Tamanco
Apesar do nome generalizar outros tipos de calçados, o tamanco mesmo é como um sapato peep toe (que mostra os dedos) sem a parte traseira. Muito em voga desde o último inverno, a temporada pede saltos bem altos e a gáspea (parte que cobre o pé) inteira, em uma cor só.
Clog
O clog é a versão moderna do tamanco holandês citado acima. Possui sola de madeira ou material que imita esta textura e sua parte superior é feita geralmente de couro, cobrindo quase todo o pé.
Mule
Mule é a “versão tamanco” de um scarpin ou sandália mais refinada. É um sapato de salto alto sem a parte traseira. Os pés ficam firmes neste tipo de calçados, apenas pela leve pressão do material na parte frontal dos pés, geralmente cobrindo os dedos. Podem ser de salto alto ou médio.
Combine o tamanco com o look e a ocasião
O tamanco é um ótimo tipo de sapato para ser usado com saias de comprimento médio e calças levemente surtas, que mostrem os tornozelos e deem destaque para os pés. Cada tipo de tamanco é mais adequado a um estilo específico, então, é importante ler com atenção para não errar na produção.
Se você quer inovar no estilo de calçado que usa nos seus looks de trabalho, o tamanco estilo peep toe pode ser uma ótima pedida. Por ter cortes ousados em seu modelo, esse tipo de calçado quebra bem looks formais que precisam de uma diferencial. Não esqueça que partes do pé estarão aparentes, então mantenha unhas e pés bem cuidados.
Os clogs são supercasuais e têm um apelo mais confortável que os demais tamancos. São ótimos para combinar um sapato de salto com looks despojados, bem com cara de final de semana. Opte por tecidos macios e confortáveis, como sarja, algodão e moletom para compor os looks.
Já o mule é uma versão formal de tamanco, mas não é uma boa opção para eventos noturnos. Seu estilo é bem clássico e fica muito bem com conjuntos de saia e terno para ambientes de trabalho formais.
Evite usar com jeans, peça que normalmente tem uma pegada bem casual. Com o mule é preciso manter a pose e a classe. Pronta para arrasar?
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!