Guia dos Dentes

Como passar fio dental corretamente: veja 7 dicas

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Aprender como passar fio dental ajuda a ter um sorriso mais bonito e saudável. A maioria das pessoas esquece da necessidade do uso do fio dental porque não está ciente da sua importância. O uso desse item auxilia a limpar os espaços entre os dentes, diminuindo as chances de infecções na gengiva.

 

Por que é importante saber como passar fio dental?

A escovação limpa a superfície dos dentes, mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Periodontia (Ibraperio), você precisa usar o fio dental para limpar os espaços entre eles, local em que as bactérias normalmente residem. Se você não sabe como passar fio dental, há maiores chances de acúmulo de placa, que pode levar a cáries e doenças na gengiva.

como passar fio dental

O uso do fio dental é importante para limpar os espaços que ficam entre os dentes. Foto: iStock, Getty Images

A gengivite, por exemplo, é um fator de risco para doenças cardíacas, diabetes e índice de massa corporal elevado. Além disso, as bactérias são capazes de causar mau hálito, e a presença de comida ou detritos entre os dentes pode fazê-los parecer menos limpos ou brancos. Assim, o uso do fio dental previne doenças e melhora a aparência de sua boca.

 

Além disso, aprender a passar fio dental corretamente é mais importante do que passá-lo várias vezes ao dia. Ao fazer isso da forma errada, é provável que você deixe para trás várias bactérias e detritos, e até mesmo machuque a gengiva.

A American Dental Association diz que passar fio dental uma vez por dia, se feito da maneira correta, já é o suficiente para atingir ótima saúde bucal.

Aprenda a passar fio dental

Para que o fio dental remova a placa bacteriana de forma eficaz, é preciso usá-lo corretamente. Veja algumas dicas que ensinam a como passar fio dental da maneira certa:

 

1. Higiene das mãos

Você vai colocar os seus dedos na boca. Por isso, não se esqueça de lavar bem as mãos antes de usar o fio dental. Afinal, você está querendo remover as bactérias da boca, e não adicionar mais algumas.

 

2. Use uma quantidade de fio suficiente

Use um pedaço de cerca de 45cm de comprimento. Pode parecer muito, mas você vai enrolar a maior parte entre os dedos para ter um melhor domínio sobre o trabalho.

 

3. Segure o fio dental corretamente

Enrole a maior parte do fio ao redor do dedo médio ou do dedo indicador de uma das mãos, e uma pequena quantidade ao redor do dedo médio ou indicador da outra. Usando o dedo médio, você conseguirá deixar o indicador livre para manipular o fio dental.

 

4. Deslize entre os dentes

Deslize o fio dental suavemente entre os dentes, em um movimento de ziguezague. Tenha cuidado para não deixar que o fio dental encaixe entre os dentes.

 

5. Forme um “C”

Faça uma forma de “C” com o fio dental, e envolva-o ao redor do dente. Em seguida, puxe cuidadosamente o fio para cima, a partir da linha da gengiva para o topo do dente.

 

6. Enrole

Quando você trocar de um dente para o próximo, desenrole um novo pedaço do fio do dedo de uma mão, enquanto enrola o fio usado no dedo da outra mão. Use o seu polegar como guia.

 

7. Alcance todos os lados

Não se esqueça de usar fio dental na parte de trás de cada dente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!