Você escutou a música Hello de Adele e sentiu uma vontade súbita de ligar para o seu ex? Não se preocupe, você não está sozinho nessa. De acordo com estudo feito pelo WhatsYourPrice.com, a canção inspirou cerca 64% das mulheres que a ouviram a desejar um novo contato com um antigo amor.
Efeito de Hello nas mulheres
O vídeo de Hello já acumula mais de 800 milhões de visualizações no YouTube. Outro número que impressiona é a venda do single: foram mais de 400 mil cópias apenas no primeiro dia do lançamento.
Mas não são apenas os números comerciais que chamam a atenção. Desde o início, a música de Adele parece realmente ter tocado corações – especialmente os das mulheres. Não é à toa que tem motivado de maneira tão expressiva o contato com ex-namorados.
Já entre os homens o efeito não parece ser tão intenso. Entre os entrevistado, apenas 17% afirmam ter sentido vontade de fazer as pazes e conversar com uma antiga parceira. Ao todo, 41 mil pessoas fizeram parte do levantamento.
Por outro lado, se você se sentiu tentado a retomar o contato depois de ouvir e refletir sobre a música, talvez seja melhor desligar o rádio ou passar para a próxima faixa. Segundo neurocientistas da Universidade McGill, a música emocionalmente intensa é capaz de recompensar o cérebro com dopamina, assim como acontece com a comida e o sexo.
Ou seja, a sensação produzida pela canção pode ser algo momentâneo – e não um sentimento permanente. Então a dica é pensar duas vezes antes de ir em busca de um amor perdido.
O poder de Hello
Quem nunca colocou uma música melancólica em um momento difícil e se sentiu melhor logo depois? Assim como o hit Hello inspira muitas mulheres a falar sobre suas relações do passado, outras pesquisas mostram que músicas tristes podem nos fazer bem em determinadas situações.
Pesquisadores da Freie Universität, da Alemanha, entrevistaram 772 participantes de todo o mundo para descobrir por que as pessoas buscam músicas tristes. Dos 470 participantes que deram exemplos específicos de quando ela é atraente, 108 relataram relacionamentos perdidos e 54 mencionaram a perda de um ente querido.
Isso pode ser explicado por um estudo publicado na revista PLoS ONE, em 2014. A pesquisa aponta que ouvir músicas tristes realmente cria sentimentos positivos no ouvinte – tranquilidade, por exemplo. Elas também permitem maior empatia na conexão que criam com a tristeza do artista.
Muitas vezes o poder da música é bastante expressivo, sendo capaz até mesmo de provocar uma lágrima – ou muitas delas – em quem ouve. Seja qual for a emoção provocada em você, vale curtir o momento e aproveitar o que ele pode oferecer de melhor. Depois você decide se é hora de reatar velhas paixões ou resolver outros problemas pendentes.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!