Dieta

Refrigerante diet é prejudicial porque pode estimular o ganho de peso. Mito ou verdade?

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

refrigerante diet

Refrigerante diet é prejudicial porque pode estimular o ganho de peso. Mito ou verdade?

Ela está sendo associada ao ganho de peso e de outros pontos negativos na saúde de quem ingere. Entretanto, será que isso é verdade?

Simplificando, o refrigerante diet é uma versão livre das calorias do refrigerante normal, que possui aromatizante, adoçante, dentre outros compostos. Enquanto o refrigerante normal é adoçado com xarope de milho ou açúcar, refrigerantes diet usam uma variedade de adoçantes artificiais, como o aspartame, sucralose, estévia, etc.

 

O refrigerante diet

O refrigerante diet pode, talvez, gerar um ganho de peso. Os dados revelam que, em um determinado dia, 20% (cerca de 62 milhões de pessoas) da população dos EUA consome pelo menos uma bebida diet. Assim, como o refrigerante diet afeta este grupo enorme de consumidores? Num primeiro momento, parece haver uma correlação entre o consumo de refrigerantes diet e excesso de peso.

Os dados recolhidos a partir de San Antonio Longitudinal Study of Aging revelou que os consumidores de refrigerante diet são mais propensos a serem obesos do que pessoas que não bebem. Outra análise descobriu que os consumidores de refrigerante (regulares e diet) estão em maior risco com a síndrome metabólica. No entanto, isso não significa que beber refrigerante diet causa necessariamente o ganho de peso.

O fenômeno “Big Mac e Coca Diet”, em que as pessoas usam o consumo de refrigerantes diet como carta branca para comer o que quiserem, é uma possível explicação. Além disso, começar a beber refrigerante diet é um comportamento comum para aqueles que começaram a ganhar peso e se torna uma forma de combater isso, mas se o estilo de vida que fez com que houvesse o ganho não for tratado em primeiro lugar, o refrigerante diet será de pouca ajuda.

Os defensores da hipótese de que bebidas diets podem estimular o ganho de peso usam pesquisas que afirmam que consumir adoçantes artificiais prejudica a capacidade do corpo de regular a ingestão de alimentos, o que leva ao acúmulo. O consumo de adoçantes artificiais pode potencialmente levar a um comportamento de procura de açúcar, que, em seguida, compensa quaisquer calorias poupadas pelo adoçante não calórico.

Tanto quanto os problemas de saúde, além de ganho de peso, há alguns dados que afirmam que os adoçantes artificiais podem predispor as pessoas ao câncer, mas a maioria dos estudiosos afirmam que são dados insignificantes. Muitos seres humanos também sofrem reações a certos adoçantes artificiais, como dores de cabeça por conta do aspartame. Alguns grupos defendem o uso de adoçantes como algo seguro. A principal justificativa seria de que milhões de pessoas utilizam esses produtos diariamente e, se realmente fizessem mal, algo concreto já teria aparecido associado a este consumo.

Tal como acontece com a maioria das coisas, tudo se resume ao risco versus benefício. Ser obeso é um aviso claro para uma morte precoce e é necessário investir em caminhos saudáveis para manter um baixo percentual de gordura no corpo. Para um homem com uma predisposição à obesidade e diabetes, por exemplo, que encontra em um refrigerante diet uma forma de saciar a vontade pelo doce, e lhe permite manter um peso corporal saudável, os benefícios provavelmente superam os riscos. No entanto, se o refrigerante diet o leva a comer demais, então os riscos certamente superam os benefícios e é melhor encontrar uma maneira de tirar o refrigerante diet da dieta.

Algumas pessoas, com desejo de parar de beber refrigerantes diet, os substituem por bebidas com limão. Para outros, uma eliminação mais gradual de refrigerante diet é uma ideia menos dolorosa.

Tal como acontece com a maioria dos aspectos de nutrição e exercício físico, é necessário descobrir o que é melhor para cada organismo. Em resumo, se consumir refrigerante diet lhe ajuda no controle de um peso saudável e, associado a isso você possui hábitos recomendáveis de alimentação, talvez os “vilões” não sejam tão malvados assim.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Refrigerante light, na verdade, engorda ainda mais.

Médico revela a verdade sobre os refrigerantes

16 Maneiras para perder peso rápido

Saiba as principais doenças que favorecem o ganho de peso

Conheça os malefícios do refrigerante dietético para os dentes

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável