Especialidades

Selecione bem os alimentos que farão parte da sua dieta e espante a má digestão

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

Selecionar bem os alimentos é essencial para que se espante a má digestão. Isso ocorre por que a escolha ou combinação errada de alimentos é a principal causa do mal-estar após as refeições. Contribuem igualmente para o problema os maus hábitos alimentares e a associação de outros problemas gastrointestinais.

Sendo assim, a má digestão pode estar relacionada a alimentos que você come, à maneira como você os consome, à quantidade de líquidos ingerida durante as garfadas e às doenças associadas ao aparelho digestivo.

Escolha ou combinação errada de alimentos é a principal causa da má digestão. Foto: Shutterstock

Escolha ou combinação errada de alimentos é a principal causa da má digestão. Foto: Shutterstock

Os sintomas da má digestão variam de acordo com as causas. Quem consome um volume exagerado de comida, por exemplo, sente o desconforto logo após a refeição. Já os pacientes com algum problema gastrointestinal costumam demorar um pouco mais para serem acometidos pela sensação de mal-estar.

Saiba mais e espante a má digestão

Está precisando de alguma dica que espante a má digestão? Comece por prestar atenção a alguns hábitos alimentares. Primeiramente, é preciso selecionar bem os alimentos, pois há alguns que são mais indigestos. Os alimentos gordurosos são os nutrientes com maior dificuldade de digestão, por exemplo. Isso ocorre por que as moléculas de gordura possuem uma estrutura grande e não são solúveis em água, o que acaba por gerar o desconforto causado pela má digestão.

Em geral, os alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, as massas, os pães, as frutas e os legumes, são digeridos com mais facilidade. Opte por eles e espante a má digestão com maior chance de sucesso!

Em seguida, vêm as proteínas, encontradas nas carnes, no leite e nas leguminosas. No entanto, é importante frisar que as carnes gordas devem ser evitadas. O ideal para quem deseja evitar a má digestão é adotar uma dieta rica em frutas, legumes, cereais e carnes magras, sem cometer exageros e respeitando os intervalos de 3 horas entre as refeições.

Chás contra má digestão

Outra alternativa para que se espante a má digestão são os chás. Alguns deles podem ajudar a ativar as enzimas digestivas. É o caso do chá verde, do chá de alecrim e de hortelã. O recomendável é beber uma xícara cerca de 10 minutos antes da refeição, utilizando um adoçante natural no lugar do açúcar.

As frutas também podem ser aliadas para aliviar os incômodos da má digestão. Comer uma fatia de abacaxi ou mamão após a refeição pode ajudar na digestão de proteínas: a primeira conta com uma enzima natural chamada bromelina e, a segunda, possui a papaína, ambas muito eficazes no processo.

Mastigar bem os alimentos e comer em um ambiente tranquilo também é fundamental para evitar o problema. É essencial ainda não exagerar na ingestão de líquidos durante a refeição, pois eles diluem as enzimas participantes do processo digestivo. As bebidas (principalmente as gasosas) fazem com que o estômago inche, causando o desconforto. Para evitar que isso aconteça, limite a ingestão de líquido durante as refeições para um copo de 200 ml.

Procure um médico

Se os incômodos da má digestão forem muito recorrentes, é aconselhável procurar um especialista que ajude a corrigir os maus hábitos alimentares e que possa verificar a existência de outros problemas gastrointestinais. Se os medicamentos para azia não estiverem mais fazendo efeito já é um sinal de alerta. Outros sintomas aos quais é preciso ficar atento são a anemia, a perda de peso e a eliminação de sangue ao evacuar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso