Que o cotidiano está corrido, todos percebem facilmente. Mas você já parou para pensar de que forma está cuidando de si? Anda esquecendo as coisas e com a cabeça a mil? Talvez seja o momento de tirar um tempo para si, fugir da correria habitual e relaxar das tensões. Que tal tirar um final de semana relaxante, sair com os amigos, cuidar mais de você?
Com as tensões diárias, a tendência é o enrijecimento da musculatura até o ponto em que seu corpo pedirá socorro. As dores começam e, para relaxar das tensões e aliviar o incômodo, nada melhor do que uma boa massagem. Afinal, são tantas as chateações em casa ou no trabalho, a ansiedade dominando e inseguranças de um modo geral, como o receio de não dar conta da agenda apertada.
Esta rigidez decorrente do estresse causa dor, porque na área contraída a circulação do sangue fica mais difícil e a oxigenação dos tecidos é prejudicada, impedindo a eliminação de toxinas. O incômodo é pior se a tensão no local chega a comprimir os nervos. É preciso tomar uma atitude antes que os problemas se tornem crônicos.
Bom é saber que temos inúmeras possibilidades para relaxar das tensões. Podemos começar cuidando do corpo e da autoestima para manter a vitalidade e seguir em frente. Não precisa gastar rios de dinheiro, a solução não exige ida a SPA e pode ser praticada em casa. Seguindo pelo menos algumas delas para relaxar das tensões, seus dias poderão ser de pura energia e bom humor.
Relaxar das tensões ao acordar
Você pode começar a relaxar das tensões já ao acordar. Procure não se levantar de imediato. Abra os olhos lentamente e faça um alongamento. Ainda deitado, abrace as próprias pernas e gire o corpo para os dois lados. Solte as pernas e mantenha-se na posição fetal, abrindo os braços em crucifixo por 20 segundos.
Retorne com a barriga para cima e estique as pernas. Puxe-as com as mãos em direção à cabeça, tentando manter os joelhos o menos flexionados possível, mas sem forçar. Mantenha a posição por 20 segundos.
Sente-se na cama e faça uma automassagem para espantar as dores surgidas pela permanência longa na mesma posição durante o sono. Com apenas quatro dedos, faça movimentos circulares na parte de trás do pescoço. Vá descendo, sempre nas laterais para não atingir a coluna.
Depois, de pé, abrace a si mesmo e massageie a lateral das costas. Suba em direção aos ombros. Solte os braços e faça movimentos circulares com os ombros, girando o pescoço.
Relaxe os pés
Os pés carregam nosso peso o ano inteiro e também merecem cuidados para relaxar das tensões. Faça um escalda-pés relaxante, o que estimulará a circulação do sangue dos membros inferiores. Além disso, aliviará o estresse e o cansaço acumulado.
Com os pés descalços, faça uma automassagem sobre uma superfície antiderrapante. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário, deve aliviar a dor. Respeite seu limite de dor ao realizar a técnica.
Para atingir o estado de relaxamento, existem diversas maneiras. O que todas têm em comum é a necessidade de persistência e regularidade na prática. Os benefícios virão ao longo destas práticas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral