Clínica Geral > Tabagismo

Fumante passivo: britânicos terão que escolher entre cigarro ou crianças no carro

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Deputados britânicos votaram no começo de 2014 a favor de uma proibição de fumar em carros onde há crianças, durante uma assembleia que foi o primeiro passo para a adoção da medida. A exploração do assunto foi felicitada pelas associações que visam evitar que a população seja fumante passivo e também por médicos engajados na luta pela saúde dos pulmões.

fumante passivo

Fumante passivo: A proposta

A proposta apresentada pela oposição do partido trabalhista inglês foi aprovada por ampla maioria (376 votos favoráveis, contra 107) pela Câmara Municipal, que seguiu o exemplo da Câmara dos Lorders (Câmara Alta do Parlamento).

Este voto dá o poder ao governo de modificar a lei para impôr tal proibição.

A proposta de lei também visa dar força a campanhas a favor de leis antifumo e de ajuda a fumantes que desejam parar de fumar.

 

 

“Chegou a hora” de tomar estas providências

O princípio desta medida encontrou a hostilidade de alguns deputados conservadores, inclusive dentro do governo. Os opositores consideram a lei desnecessária e dificilmente aplicável.

O Primeiro-ministro, David Cameron, perdeu a votação, mas seu porta-voz disse que Cameron acredita que “Chegou a hora” de tomar estas providências.

Vários países, como o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália, o Chipre e a África do Sul já adotaram a legislação nacional ou região para proibir o fumo em carros quando as crianças estão presentes.

 

fumante passivoPoupar a criança de ser fumante passivo

“A vontade do Parlamento foi claramente expressa hoje e ela deve ser respeitada”, declarou a deputada trabalhista Luciana Berger, responsável pelas questões de Saúde do Trabalho. “O governo tem agora o dever de colocar em prática as regras para fazer com que esta medida seja aplicada”.

A votação foi bem recebida pelos ativistas envolvidos e pelas associações de luta contra o tabagismo. “Nós estamos absolutamente felizes”, respondeu a Dr. Penny Woods, diretora executiva da Fundação Britânica do Pulmão (British Lung Foundation). “A introdução de uma lei que pode evitar que centenas de milhares de crianças entrem para o time do fumante passivo nos carros está próxima”, acrescenta claramente realizada.
De acordo com um estudo da Universidade de Aberdeen de 2012, fumar no carro leva a uma taxa de poluição por partículas finas três vezes maior do que a taxa máxima autorizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para a qualidade do ar no interior. O fumante passivo pode ter diversos problemas de saúde, como morte súbita, asma, várias outras doenças respiratórias e auditivas, sobretudo em se tratando de crianças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais: