Pele

Vá além da hidratação! Conheça os principais cuidados com a pele muito seca

Por Redação Doutíssima 10/07/2014

Pessoas com a pele muito seca sempre precisam ter um cuidado especial com a hidratação. Isso porque, além da escamação, uma pele muito seca pode ocasionar coceira, e isso não é nada agradável.

Cuidados com a pele muito seca

O primeiro passo para amenizar o problema é a escolha de um bom creme hidratante para a pele muito seca. Fórmulas com lanolina e ureia podem ser ótimas para combater o ressecamento da pele.

pele-muito-seca

Ter uma rotina de cuidados e hidratação é vital para saúde da pele muito seca. Foto: Shutterstock

Apenas colocar a hidratação tópica não garante uma pele hidratada. Outros cuidados são importantes para manter a saúde da pele e também evitar a pele muito seca.

Mudando alguns hábitos e incluindo alguns cuidados extras na rotina de beleza é possível amenizar o problema da pele muito seca. Experimente estas dicas para combater a pele muito seca:

1. Se possui pele muito seca, evite banho quente

O banho quente pode ser um grande inimigo para quem tem a pele muito seca. O problema é que a água quente durante o banho tira as barreiras de óleos naturais da pele e, para quem tem a pele muito seca, esta barreira para ajuda a manter a umidade, o que deixa a pele com um aspecto hidratado. Assim, é necessário reduzir a temperatura da água e não ficar muito tempo no banho.

Especialistas em cuidados com a pele recomendam que o banho deve durar de cinco a 10 minutos. Outro cuidado é escolher uma toalha macia para secar o corpo. O creme hidratante deve ser aplicado depois do banho, onde os poros ainda estão abertos.

2. Cuidado extra ao depilar a pele muito seca

A depilação pode piorar ainda mais a situação de quem tem a pele muito seca. Isso porque a depilação feita com lâmina, por exemplo, retira a barreira da oleosidade natural da pele.

Por isso, deixe para fazer a sua depilação na hora do banho, onde os pelos estão mais macios e os poros estão abertos. Assim, os pelos sairão mais facilmente, fazendo com que a pele muito seca não seja tão agredida. Sempre use um creme ou gel e procure raspar na direção do crescimento dos pelos.

3. Tenha uma rotina com a sua pele muito seca

A pele muito seca precisa de cuidados diários. Por isso, não adianta passar o hidratante ou tomar banho morno durante um dia e querer que a pele fique hidratada por uma semana.

Incluir uma rotina de cuidados e hidratação é fundamental para a saúde da pele muito seca. Por isso, quando acordar, lave o rosto com um sabonete neutro e aplique o creme hidratante e, logo após, o protetor solar. Na hora de dormir, repita o processo, mas sem a aplicação do protetor solar. Hidrate suas mãos cada vez que lavá-las.

4. Tenha uma alimentação saudável

A mudança sempre vem de dentro para fora, não é mesmo? Por isso, incluir uma dieta balanceada e nutritiva pode auxiliar na hidratação da pele muito seca. Alimentos ricos em ômega-3 ajudam a fortalecer a retenção da umidade natural da pele. Por isso, inclua em seu cardápio muitos peixes, linhaça, nozes e óleo de cártamo.

Além disso, beber água é muito importante para a pele, seja qual for o seu tipo. A pele muito seca precisa ainda mais, então, beba pelo menos dois litros de água diariamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça e pratique 5 segredos para uma pele sempre jovem

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Conheça 5 dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol

Saiba como rejuvenescer dia após dia: desenvolva uma rotina de cuidados!

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!

Como fazer uma limpeza de pele bem fácil

10 truques para manter a pele bonita e saudável

Confira 7 dicas para aprender como melhorar a pele

Veja como saber o seu tipo de pele e como se proteger de doenças