Nutrição

7 dicas para não engordar durante viagens

Por Redação Doutíssima 08/03/2014

Para muitas pessoas, as férias ou aquela viagem tão esperada se aproximam a grandes passos, mas muitas vezes elas vêm acompanhadas do estresse de engordar durante este período em que estamos propícios a relaxar um pouco nos nossos hábitos alimentares. As sete dicas para não engordar listadas abaixo podem ser preciosas para você, confira!

dicas para não engordar

1. Nunca saia de casa sem água
Onde quer que vá, certifique-se que você sempre tem uma garrafa de água bem cheia por perto. As mulheres precisam beber uma média pelo menos 2,2 litros de líquido por dia, para os homens a média é de 3 litros. Quando você bebe água, reduz o desejo de engolir alimentos sem razão, sem contar que você mantém o seu corpo hidratado. Tamanha é a importância da água que poderíamos dizer que sem este primeiro conselho, as outras seis dicas para não engordar ficariam incompletas.
2. Faça um estoque de frutas
O verão é a época perfeita para comer muitas frutas, porque elas são abundantes e refrescantes. Aproveite para passear ao ar livre e conhecer o mercado local do lugar onde você está viajando comprando frutas típicas do país ou região. Sem contar que frutas como maçãs, bananas, bergamotas, e muitas outras, são práticas para levarmos na mochila e comê-las quando bater aquela fome repentina. As frutas saciam a nossa necessidade de açúcar e ocupam um espaço significativo no nosso estômago, o que contribui para a sensação saciedade. Além disso elas contêm antioxidantes valiosos que fortalecem nossa nosso corpo contra as doenças.

 

3. Modere o consumo de álcool

De todas as dicas para não engorda que os nutricionistas nos dão, esta é uma das que eles procuram reforçar bastante. Para que você tenha uma ideia, uma lata de cerveja com 350 ml fornece 151 calorias e uma taça de vinho tinto cerca de 110 calorias. Além disso, o álcool tende a abrir o apetite. Se você quiser beber cerveja, vinho ou outra bebida alcoólica procure beber apenas um drinque por dia para mulheres e dois para os homens. Caso você queria beber mais, procure compensar não cosumindo alimentos tão calóricos durante o resto do dia.

 

 

4. Gaste as suas calorias
Deixe o carro e os transportes públicos de lado. Procure fazer os seus passeios de bicicleta ou mesmo a pé, além de gastar menos dinheiro, não poluir o meio ambiente e ter uma bela visão do lugar em que você está conhecendo, você irá exercitar o seu corpo, logo irá perder calorias.

dicas para não engordar
5. Procure as mini porções
Seria irrealista sugerir que você não coma batatas fritas ou sorvete durante uma viagem de férias. Mas para desfrutar com moderação, de preferência aos pequenos tamanhos, que podem conter menos um terço das calorias que uma porção normal contém. É melhor consumir uma pequena porção e saciar a vontade do que não consumir absolutamente nada. O que causa a frustração e a desistência em muitas dietas não é o tamanhos das porções, mas principalmente a interdição ao seu consumo.
6. Saiba reconhecer a sua fome
Quando estamos de férias, viajando, estamos num ótimo momento para começar a ouvir com mais atenção as manifestações da mossa fome, porque temos muito mais tempo para nós durante este período. Antes de comer, sempre pergunte a si mesmo se você realmente está com fome, e se não, espere um pouco mais, porque os alimentos consumidos quando realmente estamos com fome têm um gosto muito melhor, você vera.
7. Respeite a sua saciedade
A tendência a comer muito durantes as viagens com a desculpa de que depois faremos um regime é o pior comportamento que podemos adotar em termos nutricionais. Na verdade, os quilos que ganhamos a mais desta maneira não vão partir tão rápido como quando eles chegaram e pode até acontecer que eles não partam mais. De acordo com a nossa idade, nível de atividade física e histórico de regimes alimentares, perder 5 quilos, por exemplo, pode ser uma tarefa muito difícil.
Viagens são para relaxar, conhecer novas pessoas e lugares, quebrar a rotina e se divertir, não para se estressar com ganho de peso e dietas. Com estas dicas para não engordar você não precisa fazer uma dieta e pode fazer uma viagem mais tranquila, sem peso na consciência e no seu corpo.

 

Dicas para não engordar nas festas de final de ano

No vídeo abaixo, confira as dicas da nutricionista Vanessa Leite para não engordar nas festas de final de ano, que muitas vezes coincidem com nossas viagens de férias.

 

Saiba mais:

 

Viagem: como lidar com o fuso horário

Chega de dietas restritivas! Saiba o que comer para emagrecer

Dieta para colesterol: aprenda o que comer

Dieta da folia: o que comer no carnaval

Emagrecer: 10 perguntas e respostas sobre remédios para emagrecer

16 maneiras para perder peso rápido

8 hábitos que garantem uma dieta para perder peso