Não importa se você é uma pessoa fitness fanática ou casual, você deve saber sobre a importância do treinamento cardiovascular para a sua saúde.
Há uma grande variedade de exercícios de cardio, mas, em geral, todos eles caem em uma das três categorias. Provavelmente, o mais conhecido é, o treinamento aeróbico lento e estável, que inclui atividades como caminhada rápida, corrida, ciclismo e remo.
Na extremidade oposta do espectro estão os exercícios anaeróbicos, que consistem em piques intensos e curtos de energia. Sprints e treinamento intercalado de alta intesidade – piques curtos e alternados e repetidos de energia em baixa intensidade – se enquadram nesta categoria.
O terceiro tipo de treinamento cardio entra no meio das duas categorias anteriores, equilibrando atividades aeróbicas e anaeróbias para alcançar seus objetivos fitness.
Mas como saber qual treinamento cardio é melhor? Não há uma resposta certa e igual para todos. Mas se você começar a entender os seus objetivos pessoais para entrar em forma, é mais fácil escolher um plano certo para você.
Treinamento cardio 1: exercícios de baixo impacto
Para aqueles que não têm a necessidade de construir resistência ou velocidade – e aqueles que simplesmente se preocupam com a boa aparência, de baixa intensidade, o treinamento cardio estável é uma boa opção.
Por exemplo, os fisiculturistas que se preparam para uma competição ou modelos que afinam seus corpos para uma sessão de fotos podem estar interessados em perder gordura corporal. Para eles, a caminhada ou a bicicleta seria um treino cardiovascular adequado, que lhes permite queimar calorias sem drenar a energia que eles precisam para obter o máximo proveito de seus exercícios de fortalecimento muscular.
Uma maneira de melhorar a recuperação ao levantar pesos 3 ou 4 vezes por semana é com atividade leve entre os treinos. Mas é importante manter a calma durante as sessões, não tratá-las como seus intensos exercícios de treinamento de peso. Lembre-se: o descanso é uma coisa boa.
Treinamento cardio 2: exercícios de alta intensidade intercalados
Atletas que praticam esportes com curtos períodos de atividade intensa, como futebol, beisebol ou provas de pista de curta distância ( corrida, salto com vara, salto em altura e salto em distância), são melhor servidos com rotinas cardio construídas em torno de treinamento intercalado de alta intensidade.
Para esses atletas, força e poder são essenciais, capacidade de correr 3 quilômetros de uma vez, nem tanto. Então, os treinos devem incorporar períodos repetidos de trabalhos intenso, seguido por períodos mais longos de descanso, assim como aconteceria durante a prática de seus esportes.
Mesmo se você não for um atleta de elite, treinamento cardio de alta intensidade pode ajudar a melhorar a sua força e velocidade, e construir o seu físico. Mas tenha em mente que o excesso de treinamento intenso, sem descansar o suficiente pode realmente retardar seu progresso. Uma dica de ouro é limitar o treinamento de alta intensidade para no máximo 3-4 dias por semana, especialmente para os iniciantes.
Treinamento cardio 3: o combo
Muitas pessoas preferem o treinamento cardio que combina os outros dois métodos, optando por uma mistura de treinamento de resistência e exercícios de alta intensidade.
Jogadores de futebol, lacrosse, hóquei e até mesmo lutadores de MMA estão propensos a adotar este tipo de regime. Estes atletas exigem força para piques violentos de energia, mas eles também precisam de energia para competir com intensidade mais baixa por longos períodos de tempo.
Combinar resistência e a alta intensidade do treinamento é uma ótima maneira de construir a variedade em um regime de treinamento, o que pode acabar com o tédio do treino. Uma semana pode começar por uma sessão intensa de musculação seguido de alguns sprints na pista na segunda feira, e na terça feira você pode ir para a piscina nadar por 30 minutos, por exemplo.
Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.. Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
8 Dicas para seu treino de musculação render
Saiba mais sobre o circuito aeróbico na academia
Exercício aeróbico ou anaeróbico: você sabe a diferença?
Ballet fitness: conheça a nova febre das academias
7 Dicas fitness para atletas iniciantes
Quais esportes queimam mais calorias?