Mais frequente no verão, a gastroenterite viral é uma inflamação que provoca principalmente diarreia líquida intensa. Saiba mais sobre os cuidados a serem tomados para evitá-la e as formas de tratamento:
O que é?
A gastroenterite viral é uma inflamação causada por vírus que atinge o estômago e o intestino. Ela pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos e crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico destes.
Causas
A gastroenterite viral é causada por diversos tipos de vírus que destroem as células que revestem o intestino e alteram sua função de absorção de líquidos. Resultado: a pessoa sofre por conta de uma forte diarreia líquida, assim como outros sintomas.
Existem quatro tipos de vírus que podem causar esta infecção: o rotavírus, o calicivírus, o adenovírus e o astrovírus.
Sintomas da gastroenterite viral
Os principais sintomas da infecção são diarreia líquida, náuseas e vômitos, dores abdominais, febre, falta de apetite, desidrataçéao (devido à perda de líquidos) e em alguns casos a pessoa também pode sentir fadiga excessiva e dores musculares.
Transmissão
A gastroenterite viral é extremamente contagiosa e pode representar um perigo principalmente quando a pessoa infectada não apresenta sintomas, isto acontece porque vírus pode permanecer nas fezes durante 2 semanas mesmo depois da recuperação. Ou seja, a pessoa não sabe que foi contaminada e pode transmitir o vírus para pessoas próximas.
A transmissão ocorre principalmente através do contato com a pessoa infectada pelo vírus, por isso, é essencial evitar compartilhar objetos e utensílios utilizados pela pessoa como copos, talheres, etc. A pessoa também pode ser infectada através da ingestão de alimentos contaminados por um indivíduo com o vírus.
Outras formas de contaminação é o contato direto com a pessoa através de beijos, apertos de mão, tosse ou espirros.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a gastroenterite viral é adotar formas simples de higiene como:
– Lavar bem as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. Também é preciso evitar o contato com substâncias corporais da pessoa infectada (saliva, fezes, etc.).
– Limpar e desinfetar superfícies contaminadas como prateleiras, balcões ou outros lugares utilizados para a troca de fraldas.
– Não consumir alimentos ou bebidas possivelmente contaminados pelo vírus.
Tratamento para a gastroenterite viral
A maior parte dos casos da infecção tende a melhorar com o tempo. O tratamento é necessário para diminuir alguns sintomas e repor a quantidade de liquido perdida. Neste caso, é preciso que a pessoa beba bastante água durante o dia e incluir nas refeições alimentos como arroz, cereais, banana e compota de frutas.
Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Confira dicas de dieta para gastroenterite
O que fazer em caso de intoxicação alimentar
Como agir em caso de intoxicação
Como lutar contra os 6 piores germes escolares
Entenda a salmonela (diarreia intensa)
Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar