Toda mulher que deseja ser mãe precisa conhecer bem o seu corpo para poder identificar a fase quando a possibilidade de engravidar aumenta. Isto é, a mulher deve saber reconhecer os sinais do período fértil.
O que é o período fértil e quando ele ocorre?
O período fértil é a época a cada mês quando a mulher tem maiores chances de engravidar. Ele tem uma duração média de três a quatro dias antes e depois da ovulação (quando o ovário irá expelir um óvulo). A razão dessa duração é que os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas dentro do organismo feminino, por isso se forem depositados até 3 dias antes da ovulação, ainda podem fecundar o óvulo que virá. E o óvulo sobrevive até 48 horas depois da ovulação, podendo ser fecundado por um espermatozoide lançado durante esse período.
Dúvidas e experiências para compartilhar? Temos um espaço reservado para ‘Gravidez’ em nosso fórum!
O corpo envia sinais do período fértil. Quando uma mulher tem seu ciclo menstrual regular é simples saber quais são seus dias férteis, pois a ovulação vai ocorrer de 12 a 16 dias antes da menstruação (uma média de 14 dias). Quando uma mulher tem seu ciclo menstrual desregulado, é muito mais complicado fazer esses cálculos com precisão. Para sabê-lo então, nada melhor do que identificar alguns sinais do período fértil que são identificáveis no corpo feminino.
Os 4 sinais do período fértil
Os sinais do período fértil são simples: Secreção vaginal elástica, aumento ligeiro da temperatura corporal, aumento da libido e do apetite, dores na região pélvica.
1. A secreção vaginal, chamado de muco cervical, é o primeiro indício de que o ovulação está por acontecer. Há um aumento do hormônio chamado estradiol, que é o responsável por criar essa secreção. Ela é um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. Ela tem a aparência de uma clara de ovo, e quando fica elástica é o primeiro dos sinais da período fértil.
2. Outro indício dado pelo corpo é que quando a mulher está preparada para liberar um óvulo, sua temperatura corporal sofre uma leve mudança. Uma variação de meio grau a mais pode ser percebida. A temperatura se eleva porque, quando os folículos liberam os óvulos, junto deles vem um hormônio chamado progesterona, responsável por esse “aquecimento”.
3. O hormônio progesterona, vai ser responsável por gerar diversos sinais do período fértil no corpo feminino. Além de elevar a temperatura corporal, ela aumenta o desejo sexual da mulher e também sua fome.
4. Muitas mulheres se queixam de dores pélvicas durante o período de ovulação. Esse pode ser mais um dos sinais ao qual você deve estar atenta.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Não conte somente com a sorte: aprenda o que fazer para aumentar as chances de engravidar
Futura mamãe: Por que você precisa tomar vitaminas antes de engravidar?
É possível engravidar mesmo tendo útero infantil? Conheça melhor sobre o hipogonadismo e como tratar