Motivação

Escola nova: saiba como auxiliar seu filho na adaptação a uma nova escola

Por Redação Doutíssima 15/04/2014

escola novaNo início do ano escolar, as escolas se transformam em um território desconhecido para as crianças. Os alunos vão precisar se adaptar aos horários, regras, rotina, professores e novos amigos. Tanta novidade pode transformar o novo ambiente em um cenário assustador, capaz de criar manha, cenas na porta da escola e até mesmo pânico nas crianças. Porém, os pais podem desempenhar um papel importante nesta fase e tentar amenizar o medo para que os pequenos enfrentem com mais segurança a nova etapa.

 

Como ajudar seu filho a se adaptar na nova escola?

Antes do começo das aulas

Antes do início das aulas, inclua seus filhos no processo. Permita que eles participem da orientação escolar ou então organize um tour na escola para que a criança fique familiarizada com o território. Mostre onde ficam as salas, os banheiros, o refeitório, o auditório, pois isso pode aliviar alguns dos receios do seu filho.

 

Procure os lados positivos da escola nova

Geralmente, as escolas possuem manuais escolares. Pergunte se a escola nova possui esse tipo de material que mostre as curiosidades, fotografias e listas de aulas interessantes, atividades extracurriculares e atividades esportivas para estimular seu filho.

 

Converse com seu filho sobre as mudanças

Se ele está preocupado em fazer novos amigos, perder o contato com os antigos ou simplesmente encontrar sua sala no primeiro dia de aula, você pode ajudar apenas conversando.

 

As primeiras semanas na escola nova

Mantenha a rotina em casa. Se as mudanças e a escola nova estão fazendo seu filho sofrer, faça com que ele saiba que em casa as estruturas continuam firmes e iguais.

escola nova

Procure uma desculpa para ajudar seu filho a socializar

Organize uma festa do pijama para o seu filho e os amiguinhos da escola nova ou então diga a ele que ele pode convidar alguém para brincar. Você pode até mesmo perguntar se seu filho quer uma festa de aniversário antecipada. Socializar-se em seu próprio território é muitas vezes mais fácil para as crianças e socializar com um colega de cada vez pode ser menos intimidador.

 
Tenha paciência com a fase de adaptação do seu filho

A fase de adaptação pode durar bastante tempo. Se a criança chora e reclama da falta de amigos depois de seis meses, você deve começar a se preocupar. Nesse caso, converse com o professor e o conselheiro da escola nova sobre o que fazer.

 

Confira o que diz a especialista:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Como ajudar seu filho com TDAH a melhorar seu desempenho escolar

Como lutar contra os 6 piores germes escolares

Atrasado para a escola novamente: como lidar com seu filho nessa situação

O que fazer com um aluno indisciplinado na escola?

O que fazer quando seu filho vai mal na escola?

Relato de mãe – Chegou a hora, e agora: Babá ou Escola?

7 Dicas para uma volta às aulas menos estressante