Uma série de alimentos tem potencial de agravar a gastrite. Quem sofre desta condição sabe muito bem o desconforto que a doença traz, o quanto incomoda a queimação, o aperto, a cólica que teimam em aparecer.
A gastrite geralmente causa um desconforto na parte mais alta da barriga, ou seja, na boca do estômago. A alimentação inadequada pode agravar a gastrite, pois alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e, por isso, devem ser ingeridos com cautela, pois agridem as paredes do estômago.
Alimentos que podem agravar a gastrite
1. Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos, gomas de marcar, chicletes. Se você tem gastrite, fuja deles!
2. Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante. Alimentos fritos, principalmente, de óleos reutilizados, causam grande irritação gástrica e podem agravar a gastrite.
3. Carne vermelha, especialmente a gordurosa, também pode agravar a gastrite. O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos protéicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação.
4. Leite e seus derivados, como iogurte, manteiga, requeijão e queijos também são prejudiciais. O leite e seus derivados fazem parte dos alimentos protéicos e a alteração digestiva é semelhante à das carnes.
5. Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas não são recomendados. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causando o desconforto gástrico. As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes.
6. Condimentos fortes, como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup e mostarda também não são indicados para pacientes com gastrite. A gastrite nada mais é que uma ferida aberta em nosso estômago e ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta.
7. A cafeína, presente no café, no chá preto e mate e nos refrigerantes à base de cola, é uma substância que atua como um potente irritante gástrico e que deve ser evitada durante o tratamento.
8. Frutas cítricas, como laranja, limão, maracujá, abacaxi, kiwi, entre outras, também podem agravar a gastrite. De acordo com os médicos, o teor de acidez das frutas cítricas pode piorar a lesão gástrica e causar muita dor.
9. Bebidas alcoólicas. O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar ou agravar um estado de inflamação.
10. Bebidas gasosas aumentam a secreção de um hormônio chamado gastrina, responsável pela elevação da dissolução do ácido digestivo, causando irritação no estômago.
O que comer
Para não agravar a gastrite, o paciente deve ingerir alimentos como leite desnatado, chás (exceto os de mate e preto ou com cafeína), sucos de frutas (exceto as cítricas), pão sem miolo (evitando sempre o pão de farinha branca, como o pão francês), queijo branco e ricota (evitando os amarelos e gordurosos).
As carnes devem ser sempre magras, sem gordura, assadas, grelhadas ou cozidas. Para temperar, utilizar especialmente ervas finas, evitando molhos prontos, pimenta, alho, cebola ou mostarda. Gelatina, cremes com mingau de maisena e frutas frescas sem casca ou cozidas também aliviam a gastrite.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia
5 Remédios para azia que realmente funcionam
Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas
Dez alimentos que ajudam na digestão
6 Verdades e mentiras sobre o leite
Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral
Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer
Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais
Entenda a salmonela (diarreia intensa)
7 Dicas para consumir mais fibras