Para você que ainda não sabe ronco e problemas do coração podem estar associados. A saúde cardiovascular está diretamente ligada à qualidade do sono e isso se percebe especialmente quando a pessoa sofre com de apneia do sono, que é caracterizada por roncos e parada da respiração por curtos períodos ao dormir.
A apneia do sono é mais do que apenas o ronco. Ela é causada pelo fechamento intermitente das vias respiratórias. O conjunto ronco e problemas do coração pode resultar em consequências graves à saúde da pessoa, que deve procurar imediatamente um especialista.
Relação entre ronco e problemas do coração
O ronco e problemas do coração podem estar relacionados, tendo em vista que, nos casos de apneia, a pessoa fica sem respirar por alguns instantes. Assim, há uma redução na oxigenação do organismo.
Como resultado, a pressão arterial aumenta e, com ela, os riscos de infarto e de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Outro problema é que, sem oxigênio, a produção de adrenalina fica super estimulada, aumentando a produção de glicose e, por consequência, o diabetes.
O ronco e problemas do coração devem ser investigados por um médico otorrinolaringologista, cuja avaliação deve ser realizada a fim de descartar a e impedir complicações cardiológicas.
A apneia em si já é considerada grave, porque ela compromete a qualidade de vida e impede o descanso durante o sono, além de atrapalhar a concentração, o humor e até os relacionamentos.
Estudos revelam que são cada vez mais comuns os casos de ronco e problemas do coração, ou seja, a probabilidade de sofrer problemas cardíacos, vasculares e também metabólicos é duas vezes maior em quem sofre de apneia.
Dessa forma, conclui-se que o risco de morte cardiovascular é duplicado entre os indivíduos que sofrem agravos do sono, em razão da associação existente entre o ronco e problemas do coração.
Homens e mulheres que sofrem de ronco têm em comum o hábito de despertar repentinamente com o próprio barulho produzido, além de interromperem o sono como se estivessem afogadas. Nem todo mundo que ronca tem apneia, mas todos que têm apneia roncam. Entretanto, é preciso ficar atento, pois o ronco e problemas do coração precisam ser investigados para evitar maiores problemas.
Implicações da apneia do sono
Caso não seja diagnosticada e tratada a apneia do sono, o distúrbio pode causar a má qualidade do sono, sonolência excessiva durante o dia, o aumento de peso, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, derrame e até morte.
A diminuição da concentração de oxigênio no sangue (Hipoxemia) e o aumento concentração de dióxido de carbono (hipercapnia) costumam ser comum em pessoas que têm apneia do sono. Ambas são condições graves e que podem ter efeitos nocivos sobre os órgãos do corpo, os quais, mais uma vez, relacionam o ronco e problemas do coração.
Usualmente, o diagnóstico é dado a partir da história clínica e confirmado na realização do estudo do sono, a polissonografia, que mede o número de episódios de apneia e a sua duração durante o sono.
O tratamento pode prever a perda de peso para aqueles que estão acima do ideal, o uso de dispositivos que auxiliam a respiração durante o sono (como a máscara de CPAP) ou a indicação de pequenas cirurgias para desobstruir as vias aéreas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória
Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia
Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento
Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia
10 Dicas para dormir bem todas as noites