O alinhamento dos dentes ajuda a dar um aspecto estético bonito e é cada vez mais almejado pelas pessoas. Para isso, muitos são aqueles que optam por tratamentos ortodônticos, usando aparelho dentário.
Objetivos do alinhamento dos dentes
Entre os objetivos do tratamento de ortodontia, o alinhamento dos dentes é um deles, embora não seja o único. Colocar um aparelho dentário também traz inúmeras vantagens à saúde, como a melhora na função mastigatória, a prevenção de cáries e problemas periodontais, além de proporcionar um sorriso atrativo.
A ortodontia é a especialidade que corrige a posição e alinhamento dos dentes, além da posição dos dois maxilares e de melhorar a saúde das articulações temporomandibulares.
Além de causar um aspecto estético feio, os dentes tortos, apinhados ou sobrepostos, dificultam uma adequada higiene oral e uma correta função mastigatória. Pensando nisso, a Ortodontia elabora tratamentos adequados para cada caso e pelos quais se opta pela colocação de um aparelho dentário.
Definição do alinhamento dos dentes
A primeira consulta ortodôntica consiste em saber o principal motivo de o paciente ter procurador o tratamento, que pode ser o alinhamento dos dentes. É importante perceber se existe indicação para o tratamento e quais as expectativas com relação ao processo pelo qual irá passar. A primeira consulta prevê as impressões para os modelos de estudo e a montagem em articulador.
Trata-se de um aparelho usado para auxiliar no diagnóstico ortodôntico, que permite estudar não só a relação entre as arcadas dentárias de ambos superiores e inferiores, como também a relação das arcadas dentárias com o esqueleto crânio-face.
Tempo para atingir o alinhamento dos dentes
Feito o estudo, é possível ter uma previsão do resultado final e da duração do tratamento. O uso de aparelho dentário para alinhamento dos dentes pode variar entre os 12 meses (nos casos mais simples) até 36 meses (nos casos mais complexos).
Existem dois tipos aparelhos dentários fixos: os metálicos e os estéticos (resina composta, cerâmica e safira). Ambos corrigem os dentes e os próprios maxilares, movimentando-os e colocando-os na posição pretendida, promovendo o alinhamento dos dentes e da mandíbula.
O aparelho dentário, quando fixo, é preso nos dentes por braquetes, que são retirados após o prazo definido pelo ortodontista. O uso de um aparelho dentário fixo, menor e confortável, com braquetes de baixo perfil, permite realizar o tratamento de Ortodontia com facilidade e conforto para os pacientes.
Para tornar mais discreto o tratamento, há aparelhos estéticos da cor dos dentes, uma alternativa quando a ideia é camuflar um pouco, tornando-se menos evidente. Dependendo do caso clínico em questão e se este o permitir, o paciente poderá optar por usar este tipo de aparelho mais estético para o alinhamento dos dentes.
Microimplantes para o alinhamento dos dentes
Atualmente, há também a opção de utilização de microimplantes para acelerar os vários movimentos dos dentes, inclusive o alinhamento dos dentes.
O uso de aparelho dentário nos tempo atuais recorre a técnicas que tornam o tratamento mais rápido e cômodo, recorrendo cada vez menos a extrações dentárias ou a aparelhos dentários intraorais complexos e desconfortáveis.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema
Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)
Como ter dentes saudáveis na 3ª idade
Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe
Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?