Tremores nas mãos e a consequente perda da força de preensão são sintomas relacionados a uma série de diagnósticos diferentes de gravidade variada. Estes tremores podem ser desde uma crise aguda de estresse até doenças neurológicas graves, como aneurisma cerebral. O problema deve ser avaliado de acordo com a descrição dos sintomas. Se o tremor e a perda da força de preensão atingem as duas mãos, por exemplo, o sintoma pode estar ligado com o comprometimento das funções do Sistema Nervoso Central (SNC). Em todo caso, a ajuda e o diagnóstico médico são imperativos.
Por que ocorrem os tremores nas mãos?
Estresse
O estresse está relacionado com a ansiedade, que nada mais é do que uma resposta do nosso organismo ao ambiente hostil. Biologicamente falando, esse sintoma age no sistema neuroquímico, situado no lobo frontal, e também no Sistema Nervoso Central. Toda crise de estresse apresenta sintomas específicos, como alta irritabilidade, impaciência e inquietação. Mas, nos casos mais agudos, os sintomas podem ser de dor muscular e tensão nas mãos que podem, inclusive, fazer perder a força de preensão temporariamente.
Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica na qual o sistema imonológico do organismo passa a agredir a chamada bainha de mielina, que nada mais é do que uma capa que protege nossos neurônios. Por essa razão, a esclerose compromete a função do sistema nervoso. Os primeiros sintomas se apresentam de forma bastante sutil, como turvações leves de visão. Quando o quadro evolui, ocorrem outros surtos imprevisíveis como fraqueza, tremores nas mãos e outras partes do corpo e perda visual temporária.
Aneurisma cerebral
O quadro de aneurisma cerebral é observado quando ocorre uma dilatação na parede da artéria presente em nosso cérebro. A pressão do sangue na artéria faz com que se forme uma bolha que cresce de forma lenta e progressiva. Os primeiros sintomas de aneurisma só ocorrem quando já houve uma considerável dilatação gradativa dentro do cérebro. Graças a isso, o paciente passa a ter movimentos musculares involuntários, principalmente na região das mãos, braços e cabeça.
Doença de Parkinson
O Mal de Parkinson é basicamente a morte das células cerebrais, sobretudo aquelas responsáveis por produzir a dopamina, hormônio que controla nossos movimentos. Por esse motivo, o paciente com Parkinson perde o controle do movimento na extremidade das mãos. Esse sintoma pode vir acompanhado por depressão, dores diversas e distúrbios do sono. A orientação para tratar do Mal de Parkinson é procurar um médico assim que os primeiros tremores involuntários começarem a se manifestar nas mãos.
Entenda melhor os distúrbios que enfraquecem as mãos:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
O que é aneurisma? Conheça os sintomas, as causas, o diagnóstico e o tratamento
Mude sua rotina e fuja do estresse! Veja dicas para começar uma vida tranquila
Esclerose múltipla: como é e como tratar?
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Precisando relaxar? Faça uma automassagem para aliviar a tensão do dia-a-dia
Fisioterapia para o mal de Parkinson