Você provavelmente já ouviu alguém falar ou mesmo alertou alguém que o celular no bolso pode causar infertilidade no homem. Mas isto será apenas um mito ou você acha que é uma verdade cientificamente provada? Confira abaixo um pouco sobre os estudos já realizados sobre como o celular no bolso pode afetar a fertilidade masculina.
Estudiosos ligam celular no bolso à infertilidade
Por que alguns estudiosos acham que o celular no bolso pode afetar a fertilidade masculina? Os aparelhos celulares lançam alguns sinais: são as chamadas ondas eletromagnéticas, que funcionam mais ou menos como aquelas emitidas pelos rádios.
São justamente essas ondas eletromagnéticas que, dependendo da frequência com que sejam emitidas, podem afetar bom funcionamento do corpo humano e, por consequência, a fertilidade masculina.
Diversas pesquisas já foram realizadas sobre a influência do celular na fertilidade masculina. E todas as que constataram que o aparelho é prejudicial chegaram à conclusão de que isso ocorre porque os homens costumam colocar o celular no bolso da calça, deixando-o próximo aos testículos.
Celular no bolso eleva temperatura local
Colocar o celular no bolso pode aumentar a temperatura dos testículos e afetar a produção de espermatozoides. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos, que fica em Cleveland, o celular no bolso afeta a fertilidade masculina porque o aparelho pode esquentar e, como consequência, aumentar o nível de temperatura do saco escrotal, que deve ser menor que a do restante do corpo.
Conforme o levantamento de dados feito pelos pesquisadores, aqueles homens que ficam mais de quatro horas diárias com o celular no bolso produziram 50% espermatozoides a menos que os demais estudados.
Celular no bolso afeta a qualidade do esperma
Em outro levantamento científico, desta vez realizado pela Universidade de Catania, na Itália, os estudiosos chegaram à conclusão de que o celular no bolso afeta não apenas a quantidade de esperma produzido, mas também a sua qualidade.
Os cientistas não souberam explicar, porém, o porquê de o celular no bolso interferir na fertilidade masculina, mas as hipóteses que cogitaram relacionam-se, também, com a questão das ondas eletromagnéticas emitidas por esses aparelhos e pela possibilidade do aumento da temperatura dos testículos – os espermatozoides, para quem não sabe, devem ficar armazenados em uma temperatura inferior à do restante do corpo.
Celular no bolso interfere no deslocamento até o óvulo
Recentemente, outra pesquisa, realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, trouxe à tona mais dados que demonstram a relação do celular no bolso com a infertilidade.
Nesse estudo, os cientistas concluíram que o celular no bolso reduz a chamada motilidade do esperma, que é a capacidade que ele tem de se deslocar até o óvulo. Essa pesquisa, todavia, não foi conclusiva quanto ao porquê de o celular no bolso afetar a fertilidade masculina.
Conclusões sobre o celular no bolso
Como se pode ver, diversas pesquisas indicam números que comprovam que o celular no bolso pode sim afetar a quantidade e a qualidade do esperma. Todavia, como nem todas conseguem explicar o porquê, e como as que conseguem ainda são estudos isolados, muitos cientistas e médicos têm alguma resistência em aceitá-las. Em outras palavras: essa teoria ainda não é totalmente aceita no meio médico e científico.
É importante, porém, que você lembre que a infertilidade pode ter diversas causas e, se você está tendo alguma dificuldade nesse aspecto, deve procurar um especialista para realização de exames e tratamento, se for o caso.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Entenda as causas da infertilidade masculina e formas de tratamento
Conheça as principais causas da infertilidade masculina
Bacon, pizza e doces diminuem a fertilidade masculina, diz pesquisa
Infertilidade masculina: mitos e verdades
Conheça os problemas que afetam a fertilidade do casal e como evitá-los
Saiba mais sobre o espermograma: avaliação da fertilidade do homem
Infertilidade conjugal: um problema mais que atual
A evolução da FIV: como a fertilização tem ajudado casais a engravidar
Biopsia testicular: saiba mais sobre a cirurgia de captação de espermatozóides