A obstrução nasal acontece quando inspiramos menos ar do que o normal, ou seja, diminui o volume de ar que conseguimos fazer passar pelo nosso nariz. Ela também pode acontecer em apenas uma das fossas nasais ou em ambas, pode ser crônica ou momentânea, e pode ser uma congestão total ou parcial.
Obstrução nasal é defesa do organismo
Para entendê-la, você deve compreender que a obstrução nasal nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo humano, que não quer que determinados organismos ultrapassem a barreira do nariz.
Assim, o seguinte fenômeno acontece: os vasos de sangue do nariz dilatam e levam mais sangue às fossas nasais, que acabam inchando e ocasionando a obstrução nasal. Mas quais as causas da obstrução nasal? Há um tratamento específico para combatê-la?
Causas da obstrução nasal
Existem diversas condições que podem causar a obstrução nasal. Elas são diferentes em crianças e adultos. Confira abaixo as origens da condição para cada um desses grupos, a começar pelas crianças, que tem as seguintes causas mais comuns:
1. Atresia: é uma alteração de anatomia que acontece já na fase embrionária, ou seja, antes mesmo da criança nascer, e afeta a passagem do fluxo de ar.
2. Rinites: podem ser as crônicas e as alérgicas.
3. Hipertrofia das adenoides: as adenoides crescem muito, em alguns casos tomando quase todo o espaço das fossas nasais. Assim, prejudicam bastante a respiração.
Já nos adultos, as causas mais comuns da obstrução nasal são as seguintes:
1. Rinites: não só as alérgicas, mas quaisquer espécies delas.
2. Desvio de septo: em tese, o septo do nariz deve ser centralizado entre as fossas nasais, mas dificilmente isso acontece. Entretanto, nem todas as pessoas que tenham o chamado desvio do septo manifestam a obstrução nasal.
3. Tumores: alguns tipos de tumores podem revelar, como sintoma, a obstrução nasal. Por isso, se você apresentá-la, é recomendável que procure um especialista para investigar mais a fundo as causas da sua obstrução nasal.
Tratamento da obstrução nasal
Os tratamentos da obstrução nasal são prescritos conforme as condições que a ocasionam. Confira abaixo os tratamentos mais comuns.
1. Sprays nasais: são usados por pessoas que têm como causa de sua obstrução nasal as rinites, mas ajudam apenas momentaneamente, nas crises. Para que a obstrução nasal ocasionada pelas rinites desapareça, é necessário que a pessoa tenha consciência da causa da rinite e trabalhe para evitá-la.
2. Descongestionantes nasais: os descongestionantes nasais atacam a obstrução nasal porque sua fórmula contém elementos e substâncias que contraem os vasos de sangue que irrigam o nariz.
O grande problema é que os descongestionantes geram um alívio apenas momentâneo e, depois que o efeito passa, a obstrução nasal retorna e, às vezes, com muito mais intensidade. O uso indiscriminado desse medicamento pode viciar, alertam alguns estudos.
3. Intervenção cirúrgica: é recomendada em alguns casos, como quando a obstrução nasal seja decorrente de desvio de septo ou, então, da hipertrofia das adenoides, tão comum em crianças como vimos acima.
Obstrução nasal: fique atento!
Enfim, se você se tem obstrução nasal com frequência, é extremamente recomendável que procure um médico que possa diagnosticar o que a está ocasionando. Dessa forma, será possível tratá-la de forma adequada, evitando o uso exclusivo de medicamentos paliativos, que não eliminam o problema, mas atuam apenas momentaneamente sobre os seus efeitos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Veja opções para curar um nariz entupido de forma rápida
Crise de asma: saiba como agir rapidamente e reverter a situação
Remédios naturais: Conheça bons remédios caseiros para bronquite asmática e bronquite
Entenda quais são as causas do sangramento no nariz e saiba o que fazer para evitar
Novo nariz da Anitta: entenda os riscos e os cuidados de uma cirurgia plástica nasal
Cansado de espirrar? Veja como amenizar os sintomas da rinite
Conheça as causas da rinite alérgica
Saiba mais sobre a rinite alérgica (febre do feno): sintomas e tratamento
Inverno é época de aumentar os cuidados com a saúde. Descubra como