Esporte

Equilíbrio e concentração estão entre os benefícios do hipismo para crianças

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

O hipismo para crianças pode auxiliar no equilíbrio, na força e na coordenação motora dos pequenos. Além de ser uma ótima diversão, a atividade traz muitos benefícios. Crianças a partir 2 anos de idade podem praticar hipismo, desde que tenham a supervisão de um profissional responsável, que adequará o exercício a ela.

Benefícios do hipismo para crianças

Um dos benefícios do hipismo para crianças é corrigir a postura, além de ensinar noções de cuidados com os animais. Isto faz com as crianças aprendam o sentido do companheirismo, do trabalho em equipe, além do carinho, amor e principalmente respeito pelo companheiro.

hipismo-para-crianças

Andar a cavalo tem diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Foto: Shutterstock

O hipismo para criança auxilia na concentração, tornando mais fácil a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem e comunicação, melhorando o desempenho do pequeno em atividades do dia a dia. Além disso, o fato de cavalgar em um animal manso, mas de porte avantajado, faz com que a criança experimente sentidos como independência e liberdade.

O hipismo para crianças também possibilita o desenvolvimento das noções de limites, autoconfiança e responsabilidade, qualidades muito importantes para o desenvolvimento de um ser humano.

No hipismo para crianças, o cavalo tem diversos papéis como o de um terapeuta, um educador, além de um excelente motivador.

Como as escolas ensinam hipismo para crianças

Nos três primeiros anos, a criança aprende técnicas básicas sobre o esporte, como uma instrução. Com o tempo, começa uma relação de afeto entre o animal e a criança. Nesta fase a criança também começa a ter responsabilidades e principalmente respeito com o cavalo. Esta relação entre ambos, mostra para a criança aspectos como limites no trato com o animal, ensinando que é necessário jeito e técnica para conduzir um cavalo e não simplesmente impor à vontade de quem monta.

De acordo com escolas, o hipismo para crianças é muito utilizado com aqueles pequenos que são hiperativos, com dificuldades de concentração. Vale lembrar que como qualquer outro esporte, antes de começar a praticar, a criança precisa passar por uma avaliação médica. Lembre-se, porém, de que a atividade deve ser acompanhada por um profissional.

Equipamentos de segurança

Durante a prática de hipismo, a criança deve estar utilizando equipamentos de proteção individual como capacetes ou chapéus de montaria e botas. O capacete ou chapéu desempenham um papel importante, pois protegem a cabeça da criança caso aconteça uma queda ou colisão com objetos pendurados.

Outro equipamento muito importante são as botas para montar. Elas são projetadas para estribos e contribuem para a segurança da criança. Procure por botas que tenham a sola firme para manter os pés no lugar correto. As botas de cano alto são as melhores, pois protegem as pernas, além de proporcionar mais conforto. Se o seu filho também optar por montar com calças de equitação, procure calças feitas de materiais macios e elásticos: como Lycra e spandex.

Lembre-se de que os equipamentos vão variar de acordo com o tipo e nível de hipismo que a criança está praticando. O mais importante é checar o selo de segurança, assegurando que o equipamento passou no teste das normas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!