Esporte

Tênis de mesa para crianças desenvolve suas capacidades físicas

Por Redação Doutíssima 09/10/2014

Tênis de mesa é um esporte divertido, e todo mundo já experimentou algumas jogadas com as raquetes. O melhor é que não apenas adultos gostam da prática. O tênis de mesa para crianças é uma forma lúdica de estimular a prática de um exercício de coordenação motora.

tenis-de-mesa-para-criancas

Prática ajuda os pequenos a terem agilidade e velocidade. Foto: iStock, Getty Images

Embora a modalidade ganhe destaque em períodos de jogos olímpicos, o tênis de mesa não é só um esporte de competição: pode também ser considerado lazer. No Brasil e em toda a parte do mundo, é comum ver a prática do tênis de mesa para crianças como forma lúdica e até mesmo de passar mais tempo com os pais por meio do esporte.

Além disso, ensinar tênis de mesa para crianças não é difícil e pode ser feito inclusive por quem não é profissional. Se você tem interesse em ensinar, saiba que é muito fácil e irá auxiliar a criança tanto na coordenação motora quanto na habilidade física e também no pensamento rápido.

Como ensinar tênis de mesa para crianças

O primeiro passo no processo de ensinar tênis de mesa para crianças está em reunir um grupo que queira aprender ou melhorar suas técnicas no esporte. Podem ser os amigos do seu filho, ou em uma atividade de festa de aniversário. Também é possível contratar um professor ou incentivar a prática na escola.

Com esse grupo de crianças reunido, comece ensinando os fundamentos básicos para eles. Não seja chato e nem repetitivo, pois as crianças odeiam isso e provavelmente tudo que elas querem é jogar o mais rápido possível.

Porém, antes disso, façam uma rodinha onde você irá explicar e mostrar na prática como se fazem os movimentos corretos e as regras do tênis de mesa.

Certifique-se de que a mesa e a rede estão à altura de todas as crianças para que possam jogar mais à vontade. Se quiser facilitar no início, não coloquem a rede para maior diversão. Entregue para cada uma das crianças raquetes leves e fáceis de usar. As raquetes profissionais podem ser muito pesadas e difíceis de controlar.

Tênis de mesa para crianças é diversão garantida

Para iniciar a prática de tênis de mesa para crianças, coloque inicialmente na mesa uma contra a outra. Repita os movimentos básicos se for necessário, como o serviço, remate, remate leve, entre outros. Não contabilize os pontos, pois as crianças podem ser muito competitivas e zangarem-se facilmente.

Vá colocando várias crianças jogando, pois com certeza todos querem experimentar o esporte. Brinque constantemente com elas e esteja atento a qualquer desavença. Se houver algum tipo de discussão com os colegas, apazigue os ânimos com algumas brincadeiras.

No fim da brincadeira é importante reunir as crianças e perguntar do que gostaram mais. Isso irá ajudá-lo a entender melhor como funciona a cabeça de seus filhos e seus amigos e a preparar futuros exercícios e brincadeiras, para sempre interagir com eles de forma lúdica e saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!