Apesar de popular nos cardápios da Semana Santa, muitos ainda não sabem como fazer bolinho de bacalhau, um prato herdado dos portugueses, bastante tradicional no Brasil. Além de muito saborosa, a iguaria é rica em minerais, vitaminas e proteínas essenciais para a saúde do ser humano.
Aprenda como fazer bolinho de bacalhau
Saber como fazer bolinho de bacalhau é fácil e sem mistérios, e você pode prepará-lo em casa.
Ingredientes:
– 750 g de bacalhau
– 1 kg e ¹/² de batata
– 50 g de salsinha
– 4 dentes de alho
– 1 cebola grande picada
– 4 colheres (sopa) de amido de milho
– 2 ovos
– Sal a gosto
– Pimenta (opcional).
Modo de Preparo:
Essa receita de como fazer bolinho de bacalhau precisa ser iniciada três dias antes da data que você pretende consumir. Lave bem o peixe com água corrente para retirar todo o sal natural. Em seguida coloque em uma bacia com água e deixe na geladeira. A água deve ser trocada por pelo menos duas vezes ao dia durante o período.
Feita a dessalga, cozinhe o peixe em água sem temperá-lo, mas não deixe-o cozinhar demais. Quando a água levantar fervura, ele já estará no ponto de retirar. Após, tire a espinha e a pele do bacalhau e o desfie bem.
Em outra panela, cozinhe as batatas e amasse todas elas. Feito isso, acrescente o peixe desfiado, os temperos que você escolheu, os ovos e o amido de milho. Misture tudo até que se forme uma massa espessa e com liga.
Como fazer bolinho de bacalhau de jeito fácil
A maneira mais fácil de aprender como fazer bolinho de bacalhau é utilizando duas colheres de sopa para os moldar, fritando-os posteriormente no óleo por cinco minutos. Quando retirar os bolinhos da frigideira, deixe-os descansando em um recipiente forrado com papel toalha para que a gordura seja absorvida. Sirva quente.
Benefícios do bacalhau para a saúde
O bacalhau é composto por diversas substâncias benéficas ao nosso corpo, e sabendo como fazer bolinho de bacalhau da maneira correta ele pode ser ainda mais eficiente.
Ácidos graxos do ômega 3
Protege a saúde do coração e ajuda no desenvolvimento do cérebro.
Cálcio
É necessário para a contração de músculos e expansão de artérias. Ajuda também no envio de mensagens por meio do sistema nervoso.
Fósforo
Essencial na formação dos ossos e dentes.
Magnésio
Trabalha na aceleração do metabolismo energético.
Ômega 3
Melhora a concentração, a memória e as habilidades motoras. Diminui a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e a motivação, além de aliviar os sintomas do estresse.
Sódio
Importante para o equilíbrio dos fluidos do corpo e para a transmissão nervosa.
Vitamina A
Protege a pele, a visão e as regiões mucosas.
Vitamina B12
Aumenta a imunidade do corpo e controla os níveis de glicose do sangue, bem como auxilia no equilíbrio dos hormônios e na beleza da pele.
Vitamina E
Alivia dores menstruais, aumenta a oxigenação celular e trabalha como um analgésico natural.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!