Completando a aquarela, falamos agora sobre o chá amarelo, que levou muito tempo depois do chá verde para se tornar conhecido. A planta é considerada uma variação da camellia sinensis (chá verde), que já é popular na China, seu país de origem. A nova bebida, entretanto, só ganhou o mundo recentemente, depois que foram descobertas suas propriedades.
É considerada agora a “erva mais”, com ferramentas ainda mais diuréticas e emagrecedoras do que o chá verde, contém antioxidantes mais poderosos do que os encontrados em alguns alimentos e seu sabor é mais suave. Este foi um dos motivos que levou a bebida a ganhar mais adeptos por aqui.
Os benefícios do chá amarelo
Seu processo de fermentação é lento e por isso possui grande quantidade de polifenóis, que protegem o organismo dos radicais livres e impedem o envelhecimento precoce das células do corpo. Combate também rugas e acne.
Entre seus princípios ativos, ele tem o tanino, que diminui o colesterol ruim, beneficia o sistema venoso, previne doenças cardíacas e circulatórias; e ainda catequina e flavonoides, que são aceleradores do metabolismo de lipídios e carboidratos. É por isso que ele proporciona uma grande queima de gorduras.
O chá amarelo é eficaz ainda para pacientes que estão em tratamento de úlceras e outras patologias estomacais. Além disso, controla o colesterol, protege o coração, é anticoagulante, bom para pacientes que têm alergias respiratórias e a sabedoria popular ainda acredita que seja eficaz até na prevenção de diversos tipos de câncer.
Erva rica em cafeína, o chá amarelo é conhecido por sua propriedade termogênica, que queima mais gorduras por necessitar de mais energias para sua digestão. Ajuda a emagrecer, pois é diurético, e assim auxilia na eliminação das toxinas do organismo, evitando a retenção de líquidos. Também é ótimo para a eliminação da celulite.
Se for inserido em uma dieta equilibrada, associada a exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, pode fazer com que se perca até três quilos semanalmente, e de forma segura.
O único cuidado que é preciso ter com a ingestão do chá amarelo é de não consumi-lo à noite, já que, como é rico em cafeína e pode provocar insônia. O ideal é seu consumo quente e entre as refeições e após o almoço.
O chá amarelo pode ser adquirido em ervanários e casas que vendem produtos naturais. Para fazer o chá, misture duas colheres (sopa) do chá em um litro de água fervente. Mantenha em infusão, tapado, por dez minutos e tome em seguida. Beba até quatro xícaras do chá por dia.
A diferença do chá amarelo para outros
1. Chá vermelho
Passa por um processo de fermentação, o que dá a cor avermelhada. Tem sabor forte, mas não tão amargo quanto o chá-verde nem tão suave quanto o branco.
2. Chá branco
As folhas com que é produzido são jovens e ainda não oxidadas, o que dá a cor esbranquiçada. Tem sabor extremamente suave.
3. Chá verde
É aplicado calor nas folhas por vapor ou em bandejas quentes para parar a oxidação. Tem sabor forte e amargo.
4. Chá amarelo
A produção é semelhante à verde, mas a secagem é mais lenta e as folhas ficam amareladas. Sabor mais suave que o do chá-verde.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!