Por que a necessidade de fazer a própria cola? Algumas artesãs não encontram, com facilidade, colas de qualidade para realizarem seus trabalhos manuais. Aprenda a fazer cola caseira e economize sem perder a qualidade do seu artesanato.
Cola caseira para artesanato
Aprenda a fazer uma cola caseira para a produção de artesanatos.
Ingredientes:
2 xícaras de água filtrada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de vinagre branco.
Modo de Preparo:
Coloque 1 xícara de água para ferver em uma panela. Dissolva as duas colheres de farinha de trigo em ½ xícara de água fria. Deixe o fogo baixo e, na água quente, misture a farinha dissolvida. Mexa, com uma espátula de plástico ou de madeira, essa mistura por dez minutos, até que fique consistente e com aspecto de mingau.
Retire a panela do fogo e acrescente vinagre. Misture bem até que se torne uma mistura homogênea. Após esse processo, é só deixar esfriar e a cola caseira está pronta para uso.
Para conservar a cola caseira, é indicado que ela seja colocada em um vidro com tampa e armazenada na geladeira. Assim, será possível utilizar a cola por até 20 dias.
Por não liberar cheiro, essa cola é excelente para trabalhos manuais que envolvem crianças. Ela também é excelente para artesanatos que envolvam peças de mdf, decoupagem etc.
O artesanato é uma técnica usada desde o período neolítico, quando eram confeccionadas peças para caça e pesca. Hoje, o artesanato mantém sua essência na utilização de materiais naturais para a confecção dos objetos, mas ele ganhou destaque como peça decorativa.
Cola caseira para restauração de livros
Quer restaurar aquele livro antigo que está com as páginas caindo? Aprenda a fazer uma cola caseira perfeita para reparar os estragos causados aos livros pelo tempo e pelo manuseio.
Ingredientes:
Água morna
1 colher (sopa) de CMC (Carbox Metil Celulose)
Modo de Preparo:
Coloque a colher de sopa de CMC em um vidro de 1 litro, acrescente água morna e misture até que fique homogêneo. Algumas bolas se formarão, mas não se preocupe, ao deixar a mistura descansar, elas desaparecerão.
Cuidados ao usar a cola
Se ao utilizar, a cola caseira estiver sólida, acrescente água fria e ela voltará a ficar líquida e própria para uso.
Essa cola deve ser aplicada no papel com pincel ou borrifador, se ela for diluída em água. A água com CMC ajuda a reforçar papéis desgastados. Entretanto, CMC em excesso pode deixar o papel áspero, então tenha cuidado. Lembre-se que a cola está no ponto quando ficar levemente transparente.
Tenha cuidado ao manusear a cola, ela não tem efeito em papéis couché. Colar páginas e capas de livros requer uma atenção especial para que não haja erros que possam danificar o livro.
Fique atento e mantenha a cola de artesanato e a cola para restauração de livros longe do alcance de crianças, para que não levem à boca e ocorra a ingestão. A ingestão de cola sintética ou caseira pode causar problemas de saúde. Em caso de acidente, procure a unidade médica mais próxima.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!