Amor e Sexo

Marcar encontros online: veja os riscos e as vantagens

Por Redação Doutíssima 20/02/2015

Num mundo cada vez mais dinâmico, virtualizar as relações era só uma questão de tempo. Pelo menos no que se refere a conhecer pessoas, antes do primeiro encontro, tudo é feito online, sem limite de local, etnia, idioma, etc. Neste sentido, as redes sociais e sites de relacionamento atuam como verdadeiros cupidos, estão aí os encontros online.

 

encontros online

É preciso tomar cuidado com as informações repassadas e checar as recebidas. Foto: iStock, Getty Images

Depois de adicionar, conversar, olhar algumas fotos, é hora de marcar encontros online que, num pulo, saltam para relacionamentos sérios sem contato corporal. Mas isso é possível? Não seria como manter uma relação na mais completa escuridão?

Como confiar em encontros online?

 

Afinal, como você vai provar que aquela foto que você vê na capa do perfil da rede social dele ou dela é mesmo a foto dele ou dela.

Como saber se você não está tendo encontros online com um fake, saindo virtualmente com um fantasma que vai lhe contar coisas lindas e pintar para você uma personalidade romanticamente perfeita, tal e qual contavam nos contos de fadas do passado. Tudo fica no imaginário, no pensamento.

O ‘namoro virtual’, fruto dos encontros online são um processo de enamoramento onde não nada se sabe sobre o outro, e tudo é possível, é um mergulho que precisa de coragem e confiança para ter sucesso. É novidade para os mais velhos, e uma rotina na vida dos mais jovens.

Uma pesquisa realizada pelo psicólogo Antônio Carlos Araújo, em 2004 definiu que a busca do encontro afetivo na Internet acelera as etapas de desenvolvimento do processo amoroso. As relações geradas conduzem a relações quase sempre descartáveis de afetividade. É um ficar virtual.

Conhecer pessoas pela internet é agradável e pode ser bastante interessante. Entretanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, especialmente quando você decide sair dos encontros online para os encontros pessoais. 

Encontros online podem ser perigosos

 

É preciso tomar o máximo de cuidado com as informações que você repassa, e checar muito bem as informações que você recebeu da outra pessoa. Cheque isso logo no começo das conversas. Seja curiosa e faça diversas perguntas desde o primeiro contato, procurando anotar as respostas, e então, se houver uma contradição, você vai perceber e vai desconfiar.

Comece com umas perguntas mais básicas, como nome, apelido, idade, cidade onde nasceu, lugar em que mora, profissão, onde trabalha e por que procura alguém via internet.

Fazendo questionamentos deste tipo nos encontros online você estará se munindo para ter segurança num encontro pessoal. A seguir queira saber sobre seu estilo de vida. Essas perguntas ajudam a identificar afinidades, além de serem ótimas para a checagem dos dados, posteriormente. 

Nem pensar em trocar imagens íntimas de você. Se ele pediu, já tome cuidado, talvez não esteja com tão boas intenções assim. Não esqueça que confiança é coisa que leva tempo para ser conquistada, por isso, não vá aceitando sair na primeira semana, sinta o pretendente. Você poderá usar os encontros online para avaliar as suas intenções e se proteger.

Não tenha pressa. Não há nada de errado em ser cauteloso, e se você for marcar um encontro, faça isso em lugares públicos, bastante movimentados e de preferência durante o dia. Se ele aceitar, já é um bom sinal, se insistir por lugares mais obscuros, talvez seja melhor partir para o próximo candidato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!