Ouvir seu namorado dizer que precisa dar um tempo no relacionamento pode ser confuso. É provável que você se questione sobre a relação e que muitas vezes tenha dúvidas sobre como lidar com esse intervalo.
Há vários pontos que devem ser considerado na hora de decidir se você está disposta a concordar com esse pedido ou se já passou da hora de seguir em frente e dedicar um pouco mais de tempo a você.
Por que ele precisa dar um tempo?
Tudo parece ir bem no relacionamento, mas de repente ele decide que é hora de dar um tempo. Essa situação pode ser realmente estranha, ainda mais se tudo parecia estar certo. Existem várias explicações para essa atitude. Uma delas é a tentativa de fugir do real problema.
Segundo pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, homens sempre tentam evitar o conflito, enquanto mulheres querem chegar à raiz do problema. Por isso, é preciso estar atenta aos sinais, já que muitos podem ser os motivos para essa pausa na relação. Veja alguns deles:
- Falta de espaço
Indivíduos que se sentem sufocados muitas vezes recorrem à criação de espaço físico para mudar a situação. Fazer uma pausa dá a chance de conversar com amigos e familiares que não vê tanto quanto ele gostaria
- Momento de reflexão
Se essa pausa é sobre a necessidade de tempo para pensar, não adicione estresse constantemente pedindo para explicar seus pensamentos. Saiba que ele precisa de um tempo para processar sentimentos e emoções
- Novidade
Casais muitas vezes caem em rotinas, o que torna o relacionamento mais difícil. Talvez ele precise dessa pausa para colocar a cabeça no lugar ou usar esse período para ter novas sensações sobre o relacionamento
- Rompimento
Ele pode considerar a pausa como uma oportunidade para terminar o relacionamento sem causar uma luta. Talvez ele não tenha encontrado as palavras certas ou o momento certo, e achou que dar um tempo seria mais fácil.
O que você pode fazer sobre isso?
Especialmente em relacionamentos de longa data, uma pausa nessa vida a dois pode ser algo bom. É importante não chegar a conclusões precipitadas. Você precisa ter algum ponto de vista sobre o que ele está passando e sobre qual a verdadeira questão. Em outras palavras, vale uma discussão honesta sobre o assunto.
Chamá-lo para conversar abre dois cenários. É possível que ele simplesmente contorne a questão e não queira discutir sinceramente sobre o problema. Essa ausência de comunicação pode mostrar o quão deficiente a relação de vocês é quando chega a hora de trocar uma ideia.
Há também a possibilidade de que ele abra seu coração. Nesse caso, irá dizer todas as razões pelas quais decidiu ficar esse tempo separado e você terá algo para conseguir avaliar melhor qual é a sua posição.
Depois dessa conversa, você precisa pensar se está disposta a esperar e também por quanto tempo. Lembre-se de que essa fase muitas vezes é difícil e definir algumas questões entre ambos pode ser um grande passo. Aproveite ainda esse período para que você mesma possa avaliar o relacionamento e cuidar de si mesma.
E você, costuma dormir com a boca aberta? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!