Beleza > Moda

Conheça o K-pop, estilo coreano que bombou nas passarelas

Por Redação Fortíssima 15/03/2016

Taylor Swift, Beyoncé, Katy Perry e Lady Gaga são alguns dos símbolos da cultura pop americana. Mas não é o visual delas que será protagonista da moda em 2016. A London Fashion Week deu uma prévia de que o K-pop, estilo colorido e marca registrada da música coreana, vai bombar entre as fashionistas.

O termo surgiu nos anos 1990, como forma de abreviação para Korean pop, a música da Coreia do Sul. Atualmente, ele serve tanto para referenciar o estilo musical, que engloba uma mistura de ritmos como R&B, rock, pop e soul, como também a produção dos artistas desse meio, cujas roupas são coloridas e chamativas.

K-pop na London Fashion Week

Como já é de costume, a cada ano as capitais da moda ao redor do globo promovem eventos para antecipar as principais tendências. Em Londres, ocorreu entre os dias 19 e 23 de fevereiro a London Fashion Week, semana de moda repleta de desfiles com estilistas badalados. Nas passarelas, o K-pop marcou presença.

A influência ficou evidente não somente em um, mas em vários desfiles. Isso porque a aparência dos artistas coreanos remete muito ao visual infantil: colorido, sem influência de gênero, sem fronteiras entre o que é ou não brega. Essa liberdade experimentada pelas crianças agora conversa com o mundo da moda de rua, que inspira os estilistas.

K-pop

O colorido do K-pop tomou conta da London Fashion Week. Reprodução: Instagram

O designer chinês Ryan Lo foi um dos que apostou no estilo K-pop infantilizado, com homens usando vestidos e sapatos femininos, através de um diálogo entre moda e sociedade. A proposta é justamente esta: acabar com a restrição entre roupas para homens e roupas para mulheres.

Para quem se identifica com o estilo K-pop, incluir referências dele nos looks do dia é possível – apesar das cores exageradas. Adaptações sempre podem ser feitas. Por exemplo, ao invés de usar roupas ou cabelos totalmente amarelos, verdes ou azuis, escolha apenas uma peça com essa tonalidade vibrante para protagonizar a composição.

Se você deseja usufruir das tendências coreanas, a dica é soltar a criatividade. Afinal, a premissa do universo K-pop é justamente a falta de regras na hora de compor o visual. Para quem prefere não apostar na roupa toda colorida, vale também optar por uma make mais vibrante, através de sombras ou batons em tons abertos.

Tendências de make e cabelo

Nem só de roupas se faz um desfile de moda. A maquiagem e os penteados também apontam as trends que vão ser vistas e revistas no decorrer do ano. Na London Fashion Week, o que ficou evidente é que os cortes modernos seguem muito mais a linha Rihanna: curtos e com uma pegada andrógina.

Trata-se de uma nova movimentação para quebrar o paradigma de que a mulher poderosa e sensual é aquela com cabelos compridos. Por isso, anote aí: cortes geométricos e desestruturados são uma releitura da mulher moderna. Uma tendência que as ousadas vão amar.

E você, o que acha do estilo K-pop? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!