Hoje em dia, é comum entendermos que o corpo cria vários sintomas para alertar que não está bem. O corpo cria a febre, a inflamação e a dor, a fim de curar a si mesmo. Mas nem sempre o corpo consegue esta cura. Por isso, a homeopatia é um dos mais poderosos grupos de medicamentos naturais disponíveis, que ajudam a aumentar a capacidade de cura do corpo.
O poder de cura da homeopatia
No Brasil, desde 1980 esta prática de medicina alternativa é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e, desde 2006, é utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o poder de cura da homeopatia já é reconhecido há muito mais tempo. Veja como a homeopatia pode ajudar a manter o equilíbrio do corpo e proporcionar diversos tipos de cura.
A homeopatia no mundo
A homeopatia é uma prática de medicina alternativa que ganhou o reconhecimento da classe médica, e foi criada há mais de 200 anos. Acredita-se que pelo menos 30% dos médicos franceses e 20% dos médicos alemães usem medicamentos homeopáticos em seus pacientes.
Além disso, 40% dos médicos britânicos encaminham seus pacientes para médicos homeopatas – isso pode ter relação com o fato de que a família real britânica tem usado e apoiado a homeopatia desde a década de 1830, despertando o interesse da população e dos especialistas.
Homeopatia é um tratamento preventivo e curativo
Diferentes dos medicamentos tradicionais, os quais são procurados para tratar alguns tipos de doenças, a homeopatia vai além da cura sintomática. Para a homeopatia, o indivíduo tem doenças, pois carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida.
Por isso, o clínico homeopata não investiga somente sintomas, mas considera o paciente como um todo: corpo e mente. E, para tratar, não considera apenas a cura da doença, e sim o corpo como um todo. Para isso, são usadas mais de 2.000 fórmulas extraídas de substâncias vegetais, minerais e animais, que promovem a estimulação do sistema imunológico.
A homeopatia é muito indicada em problemas dermatológicos, ginecológicos, gastrointestinais e respiratórios, mas especialistas em homeopatia dizem que a cura pode ir além destes problemas.
Princípios da homeopatia
A prática da homeopatia está fundada nos seguintes princípios:
– Lei do semelhante: este princípio indica que as substâncias são capazes de causar alguns sintomas em indivíduos saudáveis, que podem ser usados como medicamentos para tratar pessoas com estes sintomas, mas causados por doença. Os medicamentos homeopáticos são destinados a orientar e estimular os mecanismos de autorregulação do organismo.
– Experimentação no homem são: a homeopatia acredita que as suas experiências com medicamentos devem ser feitas em homens saudáveis e sem nenhum tipo de enfermidade. Assim, as fórmulas podem ajudar as pessoas enfermas.
– Medicamento único: na homeopatia, recomenda-se usar apenas um medicamento de cada vez. Com isso, a escolha do medicamento é feita conforme a similaridade do maior número de sintomas que o paciente apresenta.
– Uso da dose mínima: diferentes dos medicamentos tradicionais, a homeopatia acredita que pode ser mais eficaz utilizar os ativos de forma diluída e agitar vigorosamente antes do consumo.
Você sabia que a homeopatia também pode ser usada no tratamento de animais? Confira no vídeo:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Cura pelas cores: cromoterapia trata depressão e outras doenças
Reiki alivia estresse e ansiedade. Descubra o poder das mãos
Aromaterapia utiliza o poder das plantas para cuidar da saúde
Poder das mãos: shiatsu é massagem que combate o estresse
Reflexologia podal pode melhorar sua vida a partir dos pés
Óleo de lorenzo é alternativa para doenças do sistema nervoso
Medicina ayurvédica: saiba como ela trata os distúrbios do sono
Emoções, vida e acupuntura: o equilíbrio através da acupuntura energética