Nutrição

Como maximizar a síntese de proteínas

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

Qual é o segredo para ganhar massa muscular? Além de suar na academia fazendo musculação, é preciso investir na alimentação. A proteína será um nutriente fundamental na sua alimentação, mas ela é de difícil digestão. Por isso, além de consumir alimentos de fonte proteica, é preciso aumentar a síntese de proteínas para ter a certeza do ganho da massa muscular. Mas como conseguir esse fenômeno? Confira nossas dicas à seguir.

síntese de proteínas

 

3 passos para aumentar a síntese de proteínas

 

1º passo: A chave para aumentar a síntese de proteínas esta na aliança entre os exercícios físicos e a alimentação adequada.

Percebe-se que os nutricionistas são quase unânimes em recomendar que a proteína seja consumida em todas as refeições pelas pessoas que querem ganhar massa muscular. Além do potencial em aumentar a massa muscular, a proteína é importante para outras funções no corpo, por isso sua recomendação de consumo contínuo. Porém, estudos comprovam que um ingestão proteica contínua, principalmente de alimentos que elevam o aminograma rapidamente no corpo, podem inibir a síntese proteica, tendo portanto o efeito contrário.

Por isso, a melhor maneira de aumentar a síntese de proteínas seria intercalar o consumo desses alimentos entre as refeições ou de acordo com as suas necessidades nutricionais individuais.

síntese de proteínasLista de alimentos ricos em proteína animal e vegetal: carnes, ovos, queijos, iogurtes, leite, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, quinoa, milho, arroz integral, trigo sarraceno.

 

2º passo: Além da proteína, enriqueça sua dieta com lipídios na quantidade certa. Cada vez mais nutricionistas vem descobrindo uma associação entre os lipídios com a constituição de importantes hormônios e grande capacidade de estimulo e aumento da síntese proteica, por exemplo a testosterona (derivada do colesterol). Pode não ser fácil identificar a maneira e a quantidade certa de lipídios a serem consumidos para conseguir um aumento na síntese de proteínas. A melhor opção é buscar auxílio de nutricionistas, que poderão indicar alimentos e quantidades corretas.

 

3º passo: O potássio é um aliada na síntese de proteínas. Ele tem inúmeras ligações com as funções musculares, metabólicas e fisiológicas, sendo um nutriente de enorme importância para o corpo. Alguns estudos identificaram que indivíduos em restrição extrema de carboidratos, os quais utilizavam apenas lipídios e proteínas na dieta, comparados com indivíduos com o mesmo protocolo dietético, porém suplementados de potássio, obtinham menor síntese proteica, menor balanço nitrogenado positivo e maior perda de massa muscular também. Não é preciso uma overdose de potássio para conseguir bons resultados, apenas assegure-se de ter fontes de potássio sempre presentes na sua dieta. Frutas secas como o damasco, uva passa, tâmara, ameixa ou figo secos são ótimas fontes desse nutriente, além da já conhecida banana.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

5 Exercícios de musculação para um bumbum durinho

Reconheça e corrija os erros na musculação

Quer melhorar os resultados na musculação? Saiba como!

Saiba como melhorar sua definição muscular

Como ganhar músculos em casa

Saiba mais sobre os riscos dos remédios para ganhar massa muscular

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?