No ano de 2011, o cantor Luciano, que faz dupla com o irmão Zezé Di Camargo, foi diagnosticado com hipocalemia aguda – falta de potássio no sangue. A situação do cantor ajudou a expor a importância desse nutriente para o equilíbrio do organismo. Como influencia nos movimentos de contração e relaxamento muscular, tem como um dos seus papéis essenciais o controle dos batimentos cardíacos.
Mito ou verdade: a falta de potássio causa infarto?
A falta de potássio causa inúmeros problemas para a saúde. Um deles é a disfunção dos batimentos cardíacos. Por isso, acredita-se que a falta de potássio causa, sim, um ataque cardíaco, risco que levou Luciano à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital em Curitiba, onde a dupla estava se apresentando na ocasião.
De acordo com os médicos, o problema do artista foi decorrente do uso de um diurético para reduzir o inchaço nos braços e nas pernas.
Porém, a falta de potássio pode acontecer com qualquer pessoa. “Para evitar isso, deve-se consumir frequentemente alimentos ricos em potássio e usar hidrotônico em caso de atividades físicas intensas ou longa exposição ao sol”, orienta a nutricionista Alice Carvalhais.
A recomendação adequada de potássio é de 4,7g por dia para um adulto saudável. Algumas das principais fontes são frutas cítricas e secas, produtos de grãos integrais, tomate, laranja, água de coco, feijão, banana e abacate.
Pessoas com insuficiência renal devem evitar consumir demais esses alimentos. “Quando há comprometimento da função dos rins, o potássio não é filtrado direito e, então, é reabsorvido, o que aumenta sua concentração no sangue”, alerta Alice. De acordo com a nutricionista, o excesso do potássio também é prejudicial à saúde, afetando tanto o corpo quanto a sua falta. Os dois casos podem ser fatais para o coração.
No entanto, se o potássio for mantido em equilíbrio, ele ainda contribui para a prevenção do diabetes e da hipertensão. “O potássio compete com o sódio, que aumenta a pressão, e facilita sua excreção pelos rins, além de auxiliar no relaxamento dos vasos sanguíneos e permitir a passagem do sangue com mais facilidade. Controlando a pressão, o potássio, indiretamente, ainda diminui os riscos de derrame e infarto”, acrescenta.
Entenda melhor sobre o que a falta de potássio pode causar!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Cuidado: saiba os perigos que a falta de potássio pode causar à sua saúde
Descubra os sintomas da falta de potássio
Falta de potássio: 4 Sinais da falta de potássio no seu corpo
Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão
Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos
Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)