O alho, chamado cientificamente conhecido como Allium Sativum, é um magnífico remédio natural. O benefício medicinal do alho pode ser utilizado de forma eficaz na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.
Este tempero, tão comum na casa das pessoas, tem a capacidade de diminuir a pressão arterial e também o mau colesterol, além de promover uma leve dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e dificultando a coagulação sanguínea. Dessa forma, o alho também previne infartos, além de ser muito utilizado no tratamento de tromboses e ateroscleroses.
O benefício medicinal do alho para o coração deve-se à presença de substâncias como a alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e a ajoene, que possui ação anticoagulante.
Como benefício medicinal do alho, também é possível citar a prevenção e o combate a alguns tipos de câncer, o controle de infecções e o alivio da congestão nasal em casos de gripes e resfriados.
O consumo do alho também ativa o funcionamento do fígado, pode curar hemorroidas e varizes, combater o ácido úrico, reduzir o nível de açúcar e de glicose no sangue, além de aliviar dores incômodas, como reumatismo, gota e a ciática.
Os benefícios deste importante alimento estendem-se ainda ao sistema gastrointestinal, de maneira a reduzir os processos de fermentação intestinal, aliviando também o desconforto gástrico.
Desfrute do benefício medicinal do alho
Para aproveitar ao máximo o benefício medicinal do alho, recomenda-se o seu consumo cru, pois estas propriedades perdem-se no processo de cozimento do alho. Os médicos recomendam tomar uma cápsula de alho diariamente ou dois copos de água aromatizada de alho por dia, para alcançar os mesmos benefícios medicinais.
Para utilizar o benefício medicinal do alho como forma de prevenção de doenças cardíacas, também é recomendado o seu consumo cru.
Uma boa forma de aproveitar suas propriedades medicinais é tomar a água aromatizada com alho. Coloque cinco dentes de alho, descascados e amassados, em uma garrafa de vidro, juntamente com 500 ml de água e deixe repousar por um período de seis a oito horas. Agite bem antes de beber.
Para complementar na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, tome um copo desta água em jejum e outro antes de ir dormir. Faça isto todos os dias. Para esta receita deve ser utilizado alho fresco, porque a concentração de alicina nele é maior. Lembrando que este remédio caseiro não deve substituir as recomendações médicas e medicamentos receitados.
Embora seja inegável o benefício medicinal do alho, quando consumida em altas doses, ele pode causar irritação gástrica, náuseas e odor no hálito e na pele. Portanto, tenha cautela.
História do alho
Há mais de cinco mil anos, o alho é utilizado medicinalmente, sendo considerado pelos médicos e profissionais da saúde como um das plantas medicinais mais versáteis e eficazes.
O nome Allium vem da palavra celta ali, que significa picante ou acre. O alho era considerado um artigo de troca valioso no Egito antigo e seu uso era indicado para dar vigor e resistência contra doenças aos construtores das pirâmides. Na Índia, o alho costumava ser utilizado no tratamento de mordeduras de serpentes e, ainda, para tumores abdominais.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal
Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva
DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso
Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone
Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso
Metade da população de São Paulo está acima do peso
Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?
8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso