A busca pelo corpo perfeito faz da lipoaspiração a segunda cirurgia plástica mais procurada no Brasil. O procedimento é ideal para quem não consegue se livrar daquelas gordurinhas resistentes à dieta e à prática de exercícios físicos. Há diferentes tipos de lipoaspiração e, como o procedimento cirúrgico não visa o emagrecimento, mas apenas a retirada das gorduras localizadas, acaba por deixar o corpo mais harmonioso.
Diferentes tipos de lipoaspiração
O resultado desta grande procura fez com que surgissem vários tipos de lipoaspiração, com os mais diversos nomes, o que muitas vezes causa confusão nas pessoas que pretendem submeter-se ao procedimento. Para ajudar a esclarecer-se um pouco mais sobre o assunto, preparamos um resumo de algumas destas técnicas e suas principais diferenças.
A lipoaspiração é uma técnica feita manualmente. As cânulas (tubos para a retirada de gordura) são ligadas a uma máquina que, através de uma leve pressão, suga a gordura localizada abaixo da pele. Seu objetivo não é o emagrecimento, mas apenas modelar algumas determinadas partes de nosso corpo. Confira outros tipos de lipoaspiração:
Tipos de lipoaspiração: lipoescultura
A diferença entre a lipoescultura e os outros tipos de lipoaspiração é que, nesse procedimento, a gordura retirada é recolocada no paciente, em regiões nas quais se deseja obter um maior volume, buscando harmonizar as proporções corporais. Os riscos de rejeição são mínimos, já que a gordura é do próprio paciente.
Tipos de lipoaspiração: lipo a laser
Na lipo a laser, um feixe de laser é colocado em conjunto com a cânula, visando a liqueração (derretimento) da gordura. Uma grande vantagem desta técnica, se comparada a outros tipos de lipoaspiração, acontece na derme: ela é estimulada pelo laser a produzir colágeno, o que resulta em menos flacidez.
Tipos de lipoaspiração: vibrolipoaspiração
Neste procedimento, são inseridas na pele cânulas finas ligadas a um vibropoaspirador. Este aparelho faz com que estes tubos vibrem e facilitem a retirada da gordura. A recuperação da vibrolipo é mais rápida e menos invasiva do que a lipoaspiração tradicional.
Tipos de lipoaspiração: minilipo ou lipo light
É indicada para aquelas pessoas com pouca gordura localizada, uma vez que a técnica retira um percentual menor de gordura (1%), se comparada a outros tipos de lipoaspiração. Pode parecer simples, mas esse procedimento é complexo e, por isso, deve ser feito apenas por um cirurgião plástico especializado.
Tipos de lipoaspiração: hidrolipo
As células de gordura são quebradas através da injeção de um líquido (ringer lactato acrescido de lidocaína e adrenalina), através de um processo de hidrolipoaspiração. A vantagem é que quando as células se quebram, a facilidade em sugá-las é maior. Esse procedimento é bastante usado para a retirada de gordura dos joelhos e dos culotes.
Tipos de lipoaspiração: lipo ultrassônica
A técnica utiliza a radiação do ultrassom para facilitar a quebra das células de gordura, bem como a sua remoção. O grande benefício é que, através da lipo ultrassônica, é possível retirar mais gordura com menos traumas para o corpo.
Atenção à recuperação
Observe que em qualquer cirurgia estética, a recuperação é muito importante. O uso de cintas e a drenagem linfática são indispensáveis para o resultado esperado. É importante, antes de escolher qualquer um destes tipos de lipoaspiração, conversar com um cirurgião plástico de sua confiança. Um bom profissional saberá qual a melhor técnica para cada situação e objetivo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir
Cremes para celulite: mito ou verdade?
Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite
7 Maneiras de combater a celulite
5 Soluções imediatas contra a celulite