Moda

Usando as cores da moda: do drama ao sucesso

Por Redação Doutíssima 14/02/2014

Tanto quanto o uso de estampas, o mix de cores da moda também cria grandes dúvidas na nossa cabeça, pelo menos nas das mais discretas, na hora de escolher uma roupa para sair

 

cores da moda

 

Conversando com algumas clientes, percebi que utilizar as cores da moda é sempre a parte mais temerosa na hora de compor os nossos looks. Normalmente, os questionamentos são em relação ao erro: se são chamativos demais ou se não está harmonioso. Esse medo de errar é normal. Todo mundo já deixou de usar algo pensando no erro.

As cores são extremamente importantes para a nossa comunicação visual. São elas que transmitem e influenciam no seu humor, podendo ajudar também no quesito temperatura (e estão quentes esses dias!). O verão lembra cor, isso é inevitável! Mas porque toda essa inspiração não pode refletir no seu jeito de vestir?

Vi um exemplo esses dias, que é perfeito para demonstrar o que acontece quando você pensa em experimentar alguma combinação com várias cores e texturas: primeiro você escolhe uma blusa linda e colorida que comprou há pouco tempo e quer usar de qualquer jeito. Coloca seu jeans lindo, básico e que veste perfeitamente bem. Até ai está ótimo, mas você quer cores.

Pensando que seu look está básico demais você, em frente ao espelho, pega seu sapato colorido e encosta na blusa, percebe que eles não combinam muito e descarta essa opção. Para não errar escolhe um mais básico, afinal essas cores não ficaram bem em conjunto.

Você pensa em um anel colorido, mais uma vez encosta na blusa e percebe que não fica muito harmonioso. Batom chamativo, não combina e bolsa colorida nem pensar. No fim, você sai com seu sapato nude, bolsa básica, make claro e acessórios básicos, sem nada nas cores da moda. Pronto: finalmente você está vestida exatamente como todos os dias: básica, discreta e o melhor é que evitou o erro!

Nessa hora da vontade de te chacoalhar e mostrar que seu pé não anda grudado na blusa, nem seu anel, sua bolsa ou seu batom. Existe uma distância entre todos esses itens que faz com que o conjunto de cores não fique tão agressivo aos olhos.

 

cores da moda

Dicas para combinar as cores da moda sem medo de errar

Pensando em você, vou dar algumas dicas para incluir as cores da moda ao seu look sem te matar do coração:

  • Pense em combinações com no máximo três cores, é mais simples de combinar e evita poluição visual;
  • Combine tons suaves e neutros com os mais vivos, assim você consegue usar mais cores da moda numa produção só.
  • Escolha uma cor base e complemente com variações de tons que não sejam contrastantes.
  • Use cores da moda também nos detalhes e experimente o conjunto antes de descartar a combinação instantaneamente.
  • Experimente antes de excluir a possibilidade de uma combinação de cores da moda, ouse mais, use sua criatividade e saia do óbvio!

 

cores da moda

 

Saiba mais:

Saiba quais as cores de cabelo para a próxima estação

Como combinar as cores da gravata, terno e camisa

Aprenda a ter personalidade no trabalho com uma ajudinha da moda

10 dicas essenciais para comprar roupas e sapatos pela internet

As roupas femininas que os homens não resistem

Roupas para valorizar cochas e bumbum malhados

Roupas dos anos 60: dez modelitos anos 60 que nunca saem de moda